Pages - Menu

Páginas

sábado, 5 de abril de 2014

4ª Yeeah Science! ( Marie Curie )

















Iaew galera, to trazendo mais um " Yeeah Science" para vocês, agora sobre uma mulher que eu admiro pra valer e que foi a primeira e unica a ganhar dois prêmios Nobel em áreas científicas( ou seja ela era foda! ). Então se liga aew... ^^

Marie Sklodowska nasceu na atual capital da Polónia, em Varsóvia, no dia sete de Novembro de 1867, sendo a quinta e ultima filha de professores conhecidos na cidade. A católica Marie e sua família passou por várias dificuldade financeiras e quando ela tinha 12 anos sua mãe morreu e dois anos depois sua irmã mais velha, oque fez ela abandonar o catolicismo e se tornar agnóstica.

 Passou um tempo trabalhando para a família Zorawskis, na qual se relacionou com o matemático Kazimierz Zorawski, mas a família dele foi contra o namoro, por causa das condições financeiras dela, e eles acabaram o relacionamento, seguindo cada um o seu caminho.

 Marie com a ajuda de sua irmã estudou física, matemática e química em Paris e se graduou em física no ano de 1893. Foi Marie a primeira mulher a lecionar na universidade de Sorbonne, em ciências matemáticas e física.

 No ano de 1895 Marie se casou com o professor de física Pierre Curie, tendo então adotado o nome Marie Curie. No ano posterior, Antoine Henri Becquerel( físico francês que em 1896 descobriu a radioatividade dos sais de urânio ) incentivou-a a estudar as radiações, por ele descoberta. Então o casal Curie começou a estudar o material que emite essas radiações. Percebendo que a quantidade de radiação emitida pelo minério era maior do que a do urânio retirado da mesma, Marie em 1898 concluiu que nesse material tinha, além do urânio, uma minuscula porcentagem de uma substância que é extraordinariamente radioativo. No mesmo ano ela anunciou para a academia de ciências de Paris a descoberta dessa substância.


Becquerel, Pierre e Marie

 Da substância que eles acharam conseguiram isolar dois elementos novos, um Marie nomeou de polônio, em homenagem a cidade natal dela, e o outro de rádio, por causa da sua elevada radiação.


 Tanto Becquerel quanto o casal Curie ganhou o premio Nobel da física em 1903 com o estudo de radiações. E posteriormente em 1911 Marie ganhou o Nobel da química, sendo assim a primeira mulher a ganhar tal premio e a unica pessoa a ganhar dois Nobel na área de ciência. 

 Pierre Curie, no mesmo ano que ganhou o Nobel em física, tinha se tornado chefe do laboratório de física da Sorbonne. Mas em 1906 ele morreu e sua esposa o substituiu, sendo novamente a primeira mulher a ocupar esse cargo. Posteriormente fundou o instituto do Rádio. 

Em quatro de julho de 1934,  perto de Salanches, França, a maravilhosa Marie Curie morreu de leucemia, por causa da extrema exposição a radiação no seu trabalho. Nããããoooooo.... :'( 

 Um ano após a morte de Marie, sua filha Irène Joliot-Curie recebeu por sua mãe outro Nobel da química, ou seja, se ela tivesse vivido pelo menos mais um ano, teria ganhado um terceiro prêmio Nobel na área da ciência. Que massa velho!!!!

 A sua filha, Éve Curie, escreveu a mais famosa das biografias da ciência, que foi traduzida para demasiadas línguas. Esta obra deu origem aos argumentos do filme " Madame Curie" de 1943, realizado por Mervyn LeRoy e no papel de Marie Curie está Greer Garson. Mas também fizeram outros telefilmes e mini-séries depois.

Filme: Madame Curie

 O seu livro "Radioactivité", escrito durante vários anos, é considerado um dos documentos fundadores dos estudos em relação com a radioatividade clássica.

Algumas curiosidades:

  • Pierre Curie morreu quando tentou atravessar a Rue Dauphine e caiu da carruagem, sendo atropelado e tendo a cabeça esmagada pela roda do veículo. 
  • Pierre e Marie mesmo não tendo um padrão de vida elevado, dividiram o premio com os amigos.
  • Durante a primeira guerra mundial, Curie propôs o uso de radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos.
  • O elemento 96 da tabela periódica, o cúrio, símbolo cm foi baptizado em honra do casal Curie.

Algumas frases:

"Na vida, não existe nada a temer, mas a entender"

"Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre as ideias."

"Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda a humanidade."



Yeeah Science... Bitch!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário