segunda-feira, 10 de março de 2014

DIÓGENES; O CÍNICO !!

 E aew Galera, o assunto que venho abordar hoje é sobre um filósofo que existiu durante a Grécia Antiga, vocês já ouviram falar de Diógenes de Sínope? Pois bem, muitos não o conhecem, mas para mim esse filósofo se destaca como um dos personagens mais memoráveis da história, conhecido pelas suas filosofias um tanto malucas e estilo de vida radical. Bem, aqui vai.
 Diógenes foi aluno de Antístenes, fundador da escola cínica e antigo pupilo de Sócrates, como todos os cínicos, Diógenes desprezava as ideias gerais e conversões sociais. Os detalhes de sua vida são conhecidos através de anedotas, segundo relatos históricos ele teria sido exilado de sua cidade natal e se mudou para Atenas onde virou um mendigo fazendo da pobreza extrema uma virtude.
 Diógenes era conhecido por morar em um barril ( pois é, chaves não foi o primeiro que teve a ideia srs ), e perambulava pelas ruas carregando uma lamparina acesa mesmo durante o dia srsr, ele expressava seu pensamento através da frase "procuro um homem". Andando por entre as pessoas e repetindo ironicamente a frase Diógenes queria encontrar um homem que vive-se conforme a sua essência, alguém que leva-se a vida superando o que as conversões sociais ditava, isto é, alguém que não se importa-se para comportamento, dinheiro, luxo ou conforto, etc. Para ele os Deuses teriam dado aos homens formas de viver de maneira fácil e feliz, entretanto esses mesmos Deuses esconderam essas formas, e Diógenes pretendia encontrar esses modos de vida.

 Sua filosofia combatia o prazer, o desejo e a luxúria, entendia felicidade como liberdade.
 Provavelmente Diógenes foi o mais folclórico dos filósofos, tendo inúmeras histórias a seu respeito, Além dele andar pelas ruas com a lamparina acesa em pleno dia caçando homens verdadeiros, era dito que as vezes Diógenes era visto pedindo esmola a uma estátua, quando lhe perguntaram o motivo ele respondeu "por dois motivos: primeiro é que ela é cega e não me vê e segundo é que eu me acostumo a não receber algo de alguém e não depender de alguém". Entre essas e outras histórias como a de que tenha sido repreendido por estar se masturbando em público srs, a história que com certeza mais se destaca foi o seu encontro com Alexandre o Grande !! que se deu da seguinte forma :
 Certo dia Diógenes estava deitado na beira da estrada tomando banho de sol, até que uma sombra se plantou sobre ele, era Alexandre o Grande um imperador muito famoso e temido que tinha vindo ao encontro de Diógenes para lhe fazer a seguinte solicitação, "Por respeito e admiração a te Diógenes, quero que peças o quiseres" e então ele respondeu, "não tens nada que eu quero, só te peço uma coisa, devolva meu sol". ( o cara era foda ) Essa resposta impressionou vivamente Alexandre, e na volta ele chegou a dizer: "se eu não fosse Alexandre, queria ser Diógenes" 


Alexandre e Diógenes

Algumas frases de Diógenes :


"Devemos ter amigos que nos ensinam o bem; e perversos e cruéis inimigos, que nos impeçam de praticar o mal."



"A sabedoria serve de freio à juventude, de consolo aos velhos, de riqueza aos pobres e de ornamento aos ricos."



"Qual o melhor momento para o jantar? 'Se alguém é rico, quando quiser, se é pobre, quando puder'."



0 comentários:

Postar um comentário