Peter Dinklage (Morristown, 11 de junho de 1969) é um ator de cinema, televisão e teatro. Já atuou em filmes como The Station Agent, Elf, Underdog, Find Me Guilty e The Chronicles of Narnia: Prince Caspian. Desde 2011 ele tem estrelado a série de televisão da HBO, Game of Thrones, baseada na série de livros A Song of Ice and Fire, de George R. R. Martin, vencendo um Primetime Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática e um Golden Globe Award de Melhor Ator Coadjuvante – Série, Minissérie ou Filme para Televisão.
Dinklage estreou no cinema em 1999 no filme Living in Olivion, interpretando o papel de um ator anão frustrado que reclama de seu papel. O premiado The Station Agent de 2003 foi seu primeiro grande papel em um grande filme. Ele foi indicado ao Independent Spirit Award e ao Screen Actors Guild Award para Melhor Ator. Além de aparecer em filmes, Dinklage já estrelou muitas produções de teatro.
Também em 2003 ele apareceu em Elf, interpretando um autor infantil que bate no personagem de Will Ferrell depois de ser insultado. Em 2005, Dinklage estrelou a série Threshold da CBS e apareceu na comédia The Baxter. Em 2006 ele apareceu no drama Find Me Guilty, de Sidney Lumet, e em alguns episódios de Nip/Tuck. Ele também já interpretou a si próprio em um episódios da série Entourage e apareceu em um de 30 Rock.
Em 2007 ele teve um papel no filme Death at a Funeral. Ele também interpretou o mesmo papel no remake americano do filme. Em 2008, ele foi escolhido pelo diretor Andrew Adamson para o papel de Trumpkin no filme The Chronicles of Narnia: Prince Caspian, apesar do crítico Bill Gibron ter descrito seu papel como um "estereótipo bonitinho que [Dinklage] estava tentando evitar".
Dinklage e Erica Schmidt |
Dinklage é casado com Erica Schmidt, uma diretora de teatro, desde 2005. Ao ser perguntado em 2003 sobre sua altura, ele disse "Quando eu era mais jovem, definitivamente, eu deixava isso me levar. Como um adolescente eu era amargo e bravo e definitivamente construí muros. Porém, quando você vai ficando mais velho, você percebe que é necessário um senso de humor. Você sabe que o problema não é seu. É deles". Seus pais tem altura normal, como também seu irmão, Jonathan.
Filosofia Agressiva...
Peter Dinklage um pequeno ator em estatura, mas com um talento gigantesco que as pessoas felizmente estão descobrindo, mostra-se versátil nos mais diversos e controversos papeis, e dando um grande exemplo de superação, mostrando que o seu tamanho não interfere em nada na sua carreira, bem humorada pois percebeu que não importava o que as pessoas pensavam dele e sim o quanto ele seria bom, o que me faz pensar numa frase muito clichê mas que vem bem a calhar "os melhores perfumes estão nos menores frascos".
Esse cara:::<3 :')
ResponderExcluir