sábado, 5 de abril de 2014

4ª Yeeah Science! ( Marie Curie )

















Iaew galera, to trazendo mais um " Yeeah Science" para vocês, agora sobre uma mulher que eu admiro pra valer e que foi a primeira e unica a ganhar dois prêmios Nobel em áreas científicas( ou seja ela era foda! ). Então se liga aew... ^^

Marie Sklodowska nasceu na atual capital da Polónia, em Varsóvia, no dia sete de Novembro de 1867, sendo a quinta e ultima filha de professores conhecidos na cidade. A católica Marie e sua família passou por várias dificuldade financeiras e quando ela tinha 12 anos sua mãe morreu e dois anos depois sua irmã mais velha, oque fez ela abandonar o catolicismo e se tornar agnóstica.

 Passou um tempo trabalhando para a família Zorawskis, na qual se relacionou com o matemático Kazimierz Zorawski, mas a família dele foi contra o namoro, por causa das condições financeiras dela, e eles acabaram o relacionamento, seguindo cada um o seu caminho.

 Marie com a ajuda de sua irmã estudou física, matemática e química em Paris e se graduou em física no ano de 1893. Foi Marie a primeira mulher a lecionar na universidade de Sorbonne, em ciências matemáticas e física.

 No ano de 1895 Marie se casou com o professor de física Pierre Curie, tendo então adotado o nome Marie Curie. No ano posterior, Antoine Henri Becquerel( físico francês que em 1896 descobriu a radioatividade dos sais de urânio ) incentivou-a a estudar as radiações, por ele descoberta. Então o casal Curie começou a estudar o material que emite essas radiações. Percebendo que a quantidade de radiação emitida pelo minério era maior do que a do urânio retirado da mesma, Marie em 1898 concluiu que nesse material tinha, além do urânio, uma minuscula porcentagem de uma substância que é extraordinariamente radioativo. No mesmo ano ela anunciou para a academia de ciências de Paris a descoberta dessa substância.


Becquerel, Pierre e Marie

 Da substância que eles acharam conseguiram isolar dois elementos novos, um Marie nomeou de polônio, em homenagem a cidade natal dela, e o outro de rádio, por causa da sua elevada radiação.


 Tanto Becquerel quanto o casal Curie ganhou o premio Nobel da física em 1903 com o estudo de radiações. E posteriormente em 1911 Marie ganhou o Nobel da química, sendo assim a primeira mulher a ganhar tal premio e a unica pessoa a ganhar dois Nobel na área de ciência. 

 Pierre Curie, no mesmo ano que ganhou o Nobel em física, tinha se tornado chefe do laboratório de física da Sorbonne. Mas em 1906 ele morreu e sua esposa o substituiu, sendo novamente a primeira mulher a ocupar esse cargo. Posteriormente fundou o instituto do Rádio. 

Em quatro de julho de 1934,  perto de Salanches, França, a maravilhosa Marie Curie morreu de leucemia, por causa da extrema exposição a radiação no seu trabalho. Nããããoooooo.... :'( 

 Um ano após a morte de Marie, sua filha Irène Joliot-Curie recebeu por sua mãe outro Nobel da química, ou seja, se ela tivesse vivido pelo menos mais um ano, teria ganhado um terceiro prêmio Nobel na área da ciência. Que massa velho!!!!

 A sua filha, Éve Curie, escreveu a mais famosa das biografias da ciência, que foi traduzida para demasiadas línguas. Esta obra deu origem aos argumentos do filme " Madame Curie" de 1943, realizado por Mervyn LeRoy e no papel de Marie Curie está Greer Garson. Mas também fizeram outros telefilmes e mini-séries depois.

Filme: Madame Curie

 O seu livro "Radioactivité", escrito durante vários anos, é considerado um dos documentos fundadores dos estudos em relação com a radioatividade clássica.

Algumas curiosidades:

  • Pierre Curie morreu quando tentou atravessar a Rue Dauphine e caiu da carruagem, sendo atropelado e tendo a cabeça esmagada pela roda do veículo. 
  • Pierre e Marie mesmo não tendo um padrão de vida elevado, dividiram o premio com os amigos.
  • Durante a primeira guerra mundial, Curie propôs o uso de radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos.
  • O elemento 96 da tabela periódica, o cúrio, símbolo cm foi baptizado em honra do casal Curie.

Algumas frases:

"Na vida, não existe nada a temer, mas a entender"

"Seja menos curioso sobre as pessoas e mais curioso sobre as ideias."

"Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda a humanidade."



Yeeah Science... Bitch!!

Filmes que formaram uma geração!

Iaew minha gente bonita. Acredito que a maioria dos que leem os posts do Filosofia Agressiva também cresceram fortes e saudáveis enquanto assistiam com as maiores expectativas do mundo os filmes que passavam no período da tarde na tv. Sabe do que estou falando não é? Cinema em casa na SBT ou a sessão da tarde na globo nos proporcionaram momentos inimagináveis de diversão. Conhecemos personagens memoráveis, alguns bastante escrotos, e aprendemos lições que levamos para sempre ao decorrer de nossas vidas.

Para gente assim como eu, esses filmes deixaram saudades e por vezes nos pegamos pensando neles e nos eternos momentos que gargalhavamos das cenas toscas enquanto coçávamos o saco com uma das pernas apoiada sobre o braço da poltrona kkkk era muito bom. Quem não se lembra dos magníficos títulos que eram colocados nos filmes aqui no Brasil: Uma babá perfeita, uma babá quase perfeita, uma babá nada perfeita, um tira da pesada, um ninja da pesada, uma turma da pesada. ERA UMA MARAVILHA SEM IGUAL! Show de bola. hehe.

Quem também não se lembra do incrível narrador dos comerciais da sessão da tarde?! kkkk inesquecível. Com ele aprendemos que qualquer coisa na vida pode virar uma tremenda confusão. Veja o vídeo abaixo e relembre essa época tão gostosa que ficará para sempre marcada em nossas memórias:


Com certeza você deve ter sentido aquele sentimento nostálgico, mais vamos ao que interessa, abaixo separei alguns filmes mais marcantes que marcaram nossas tardes, então fica ai com alguns filmes que formaram toda uma geração e que por muitas pessoas ainda são cultuados :

CONVENÇÃO DAS BRUXAS :



Quando criança eu era fissurado em histórias de terror, e apesar desse filme não ser bem um terror, eu achava sinistraço a verdadeira aparência das bruxas durante a convenção. Você lembra disso? Lembro de ter ficado aflito em muitas partes e é até hoje um dos melhores filmes que guardo desse tempo tão sagrado para mim.

DE VOLTA PARA O FUTURO :



De volta para o futuro marcou uma porrada de gente. Quem nunca sonhou em ter o seu Delorian todo equipado por um doutor maluco para poder viajar no tempo?! Pois é, uma obra nostálgica que só fez aumentar a minha lista de sonhos de consumo. Muito, muito bom!

O ESTRANHO MUNDO DE JACK :


Sempre que chegava o natal o estranho mundo de Jack vinha para alegrar minha noite. Faz muito tempo que o assisti, mas acho que conta a estória dessa caveira ae na capa tetando salvar o natal, pois o papai noel desapareceu ou foi sequestrado, não lembro. Eu amava simplesmente! Dizem que é bom ainda hoje.

TRINITY É O MEU NOME :



Nossa que capa linda! kkk Um filme que assisti na casa da minha avó, ainda me lembro, e eu, meus irmãos e meus primos gostamos tanto que ficamos falando dele por horas a fio. Acho que foi o primeiro faroeste que gostei de ter assistido.

ACE VENTURA :



Eita, o inesquecível Ace Ventura o detetive de animais. Não sei hoje se é um ótimo filme, mas na época rolei de rir. Está guardado no meu coração com muito carinho.

AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO :


Um daqueles típicos filmes onde você coloca uma temática meio oriental e resolve inserir como protagonista um americano tosco kkkk. Bem, funcionou para aquele tempo. Assisti um dia desses e não foi uma experiencia muito boa não kkk alguns filmes devem ficar na memória.

OS FANTASMAS SE DIVERTEM :



Os fantasmas se divertem é um dos filmes da sessão da tarde que chega mais perto de um terror, apesar de não ser. Simplesmente tenha grande carinho por ele. não sei se teria coragem de assisti-lo hoje em dia, mas que sempre será um dos meus preferidos isso é certeza.

CURTINDO A VIDA ADOIDADO :


Ferris Bueller era o cara que toda criança queria ser no colegial. Curtindo a vida adoidado talvez seja o filme que mais motivou as crianças a serem traquinas kkkk Esse é um dos poucos em que dá para se assistir ainda hoje. Tão engraçado quanto a primeira vez.

O DEMOLIDOR :



Eita, vamos lá, O demolidor, com Stallone e Weslley Snipes. Um filme que assisti tantas vezes que nem consigo mais ver, no entanto, me marcou assim como muitos. Achava tudo nesse filme foda. Sem contar que ainda havia belíssima Sandra Bullock como uma policial do futuro. A propósito, alguém já descobriu como se usa as três conchas?

O GRANDE DRAGÃO BRANCO :


Baseado em fatos reais? Wtf?! Essa capa estranha me pegou de surpresa quando eu a vi. O grande dragão branco foi sucesso e não houvesse quem assistisse esse filme e não saísse querendo lutar com todo mundo. Quem nunca deu umas porradas no irmão só para sentir o poder do que era ser o grande dragão branco?!

UM NINJA DA PESADA :



"Vibrante e divertido", bem, não sei se era vibrante, mas com certeza era divertido. Um ninja da pesada era um daqueles filmes toscos em que a America tinha a mania de pegar uma temática oriental e colocar um americano como protagonista. Bem, pelo menos na época eu achei engraçado.

EDWARD MÃOS DE TESOURA :



Edward mãos de tesoura.  Há quem tivesse medo do cara na foto, pobre Edward, sempre incompreendido. Um filme lindo, simplesmente isso. Qualquer dia desses assistirei de novo, provavelmente irei gostar do mesmo jeito que gostei antes. Atrevo-me a dizer que fora o melhor papel de Jonny Depp até hoje.

ELVIRA A RAINHA DAS TREVAS :


Elvira, a rainha - que deixava um bucado de marmanjo babando - das trevas! Um filme que para a época possuía um certo teor erótico, claro, para jovens com os hormônios a flor da pele. Ainda lembro que no final ela combatia um padre mega sinistro que tinha poderes demoníacos, algo assim.

ESQUECERAM DE MIM :



Esse aqui era um sonho para qualquer criança, o que é estranho, pois o menino tivera que lidar sozinho com dois ladrões, mesmo assim, quem nunca sonhou em ser esquecido pelos pais e ter a casa só para você? Pois é. :P

 O MONSTRO DO ARMÁRIO :


O monstro do armário! Nossa que pérola. Esse, apesar de saber os riscos, eu gostaria de ver de novo. Quem não se lembra do clássica cena inicial do filme onde de cara uma criança é pega pelo monstro? Cara, e que monstro feio, o bicho realmente era asqueroso. Não sei porque, mas sempre me vêem a cabeça uma cena de um samurai destruindo um armário com uma katana, será que tem realmente isso no filme?!

GREMLINS :


Os bichinhos fofinhos que se molhados viravam essas coisas feias pra cacete! Não lembro mais da estória do filme, no entanto, gostava bastante. Todo mundo, creio eu, já sonhou em criar um gremlin!

K-9 :



Nunca gostei de filmes com animais como protagonistas, mas esse, não sei porque, gostava bastante. Achava emocionante a cena final quando o cachorro parecia estar morto e o seu dono se confessava declarando o seu carinho por ele.

MATILDA :



Minha querida Matilda! Ah, que filme lindo cara. Achava lindinha demais a Matilda. Apesar de ser uma História infantil, não sei porque, eu me identificava com ela. Cara, como eu queria ter os poderes da Matilda, passei minha infância esperando que os poderes brotassem do nada. :/


Bem pessoal, existe uma infinidade de filmes que passavam na sessão da tarde, no cinema em casa, e até mesmo em outras programações como a temperatura máxima que hoje em dia são pérolas raras guardadas com carinho no fundo do coração. Não falarei de todos que me marcaram aqui, mas abaixo deixarei mais alguns que simplesmente foram motivos para mim de muita alegria e que foram capazes de contribuir para a minha formação como pessoa.


A História sem fim :

Karatê Kid :

Os Batutinhas :

Querida, encolhi as crianças :

Um morto muito louco :

Férias frustradas :

O pentelho

Debi e Loide: Dois idiotas em apuros


Te pego lá fora :



Bem pessoal, é isso por enquanto, foi um prazer relembrar esses clássicos e sim, falta muuuuuuuuuitos filmes que não estão aqui, mas se eu colocasse todos ficaria um post gigante e interminável. Se você fez parte dessa geração repleta de filmes marcantes comente abaixo a faça a lista dos seus favoritos. Abraço minha gente bonita e também se assistiram recentemente alguns desses filmes postados aqui, nos diga abaixo. 

Compartilhem e curtam a página! Foi a Elvira quem mandou! Até a próxima!