domingo, 22 de junho de 2014

O Excêntrico e Genial Michel Gondry




Oi galera voltando para falar de um dos meus cineastas favoritos, que tem um estilo nem um pouco convencional de fazer cinema, considerados por muitos o cineasta mais maluco e genial simultaneamente com filmes que divergem do convencional com o uso de metalinguagem e emprego de muitos estilos derivados de muitas influencias de grandes escolas do cinema europeu, mas com a excentricidade que é peculiar deste cara eu estou falando de Michel Gondry (8 de maio de 1963, Versailles, França) é um cineasta francês. Dirigiu dois filmes do famoso roteirista Charlie Kaufman, Human Nature e Eternal Sunshine of the Spotless Mind. Esse último pelo qual ganhou o Óscar de Melhor Roteiro Original como co-roteirista, em 2005.
Em 2006 dirigiu "La Science des Rêves" ou "The Science of Sleep" ("Sonhando Acordado", no Brasil), com roteiro seu. O personagem principal, Stéphane (interpretado por Gael Garcia Bernal) traz diversos elementos autobiográficos. O apartamento de Stéphane no filme, por exemplo, é o mesmo onde Gondry morou na realidade, 15 anos atrás, entre diversas outras coisas. Em 2008, filmou o projeto "Be Kind,Rewind" ("Rebobine, Por Favor", no Brasil), cujo elenco era composto por Jack Black, Mos Def, Danny Glover e Mia Farrow. A história rodava em torno de uma vídeo locadora que, acidentalmente, tem suas VHS apagadas. Para atender a clientela, o balconista da loja (Def) se junta ao amigo (Black) para refilmar de forma amadora filmes como "Os Caça-Fantasmas", "Robocop", "Conduzindo Miss Daisy" e "Hora do Rush". Tal prática foi batizada de "sweded" ou "suecar". No Youtube, por exemplo, pode-se conferir vários filmes "suecados" por fãs do filme.

Ai vão 5 Filmes Geniais do Grande Michel Gondry...



Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.







Sonhando Mesmo Acordado

Stephane Miroux (Gael García Bernal) vê seus sonhos invadirem constantemente a vida real. Quando dorme, se transforma no carismático apresentador do programa “Stephane TV”, explicando sua “ciência dos sonhos” na frente das câmeras de papelão. Na vida real, tem um trabalho chato numa editora de calendários em Paris. Ele flerta com a vizinha Stephanie (Charlotte Gainsbourg), mas a moça não está disposta a encarar alguém como ele. Guy (Alain Chabat), colega de trabalho de Stephane, até tenta ajudá-lo na conquista, mas nada funciona. Incapaz de chegar ao coração de Stephanie na vida real, Stephane procurará as respostas em seus sonhos.








Tokyo

Segmento "Interior Design": Um jovem casal tenta se adaptar à cidade de Tóquio. Ele tem o sonho de se tornar diretor de cinema, enquanto que ela tem a sensação de que perdeu o controle de sua vida. Aos poucos ela se sente cada vez mais só, passando por uma grande transformação. Segmento "Merde": Uma misteriosa criatura aterroriza Tóquio, provocando paixão e repulsa na população até o momento em que é capturada. Segmento "Shaking Tokyo": Um homem vive isolado do resto do mundo há 10 anos, até a visita de uma jovem entregadora de pizza. Um terromoto acontece na cidade, fazendo com que eles se apaixonem.








Rebobine, Por Favor

Jerry Gerber (Jack Black) decide sabotar a usina elétrica de sua cidade, já que acredita que ela está derretendo seu cérebro. Para tanto ele conta com a ajuda de Mike (Mos Def), seu melhor amigo, que trabalha em uma antiga locadora que apenas aluga fitas VHS. A tentativa de invasão dá errado, o que faz com que Jerry leve um grande choque. A partir de então ele fica magnetizado, sem perceber. Ao entrar na locadora onde Mike trabalha ele, sem querer, desmagnetiza todos os filmes disponíveis. Com Elroy Fletcher (Danny Glover), o dono do local, viajando, cabia a Mike cuidar do local. Desesperado, ele decide rodar os filmes por conta própria, juntamente com Jerry.







A Espuma dos Dias

Colin (Romain Duris) é um homem rico e despreocupado, que nunca precisou trabalhar. Tímido, ele nunca teve muito sucesso com as mulheres, até ser apresentado a Chloé (Audrey Tautou) durante uma festa. Apesar de um primeiro encontro desastroso, os dois se apaixonam e se casam. O casal está sempre cercado pelos amigos Nicolas (Omar Sy), um cozinheiro talentoso, oChick (Gad Elmaleh), um intelectual pobre e fascinado pelo filósofo Jean Sol-Partre, e a extrovertida Alise (Aïssa Maïga). Tudo caminha bem, até o dia em que Chloé é diagnosticada com uma doença rara: ela tem uma flor de lótus crescendo dentro do seu pulmão. O caríssimo tratamento exige o uso de diversos medicamentos e a aplicação de centenas de flores, levando Colin à falência, e a amizade do grupo à crise..






Espero que vocês gostem dessa lista, ai estão os melhores e mais excêntricos filmes do mestre Gondry...


Fonte : adorocinema.com