sábado, 5 de julho de 2014

7 Series de TV que marcaram gerações

Dallas

Dallas é uma longa série de televisão americana de horário nobre que foi exibida originalmente entre 2 de abril de 1978 a 3 de maio de 1991, pela estação televisiva norte-americana CBS. A série centra-se à volta de uma grande e rica família do Texas, os Ewing, donos da empresa privada de petróleo Ewing Oil (Petrolífera Ewing, BR) e do rancho de gado Southfork. Inicialmente, a série centra-se no casamento de Bobby Ewing e Pamela Barnes, cujas famílias se juraram inimigas. À medida que a série avança, o magnata de petróleo J.R. Ewing tornou-se a personagem principal, cujos esquemas e negócios obscuros se tornaram a marca registada do seriado . Quando a série termina em maio de 1991, J.R. era a única personagem a ter aparecido em todos os episódios.






Star Trek: The Next Generation

Star Trek: The Next Generation é uma série de televisão americana de ficção científica criada por Gene Roddenberry como parte da franquia Star Trek. Roddenberry, Rick Berman e Michael Piller serviram como produtores executivos do programa em diferentes momentos de sua produção. Ela se passa no século XXIV, quase 100 anos após os eventos da série original. O programa apresenta uma nova tripulação e uma nova nave estelar Enterprise. O monólogo de introdução narrado por Patrick Stewart em cada episódio estabelece o propósito da nave,uma modificação da série original.
"Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Prosseguindo em sua missão de explorar novos mundos, procurar novas formas de vida e novas civilizações, para audaciosamente ir onde ninguém jamais esteve."
Ela estreou em 28 de setembro de 1987 com 27 milhões de espectadores1 no piloto de duas horas chamado "Encounter at Farpoint". Com 178 episódios espalhados por 7 temporadas, durou mais que qualquer outra série de Star Trek, terminando com o episódio de duas horas chamado "All Good Things...", no dia 23 de maio de 1994.


Babylon 5

Babylon 5 é uma série de televisão norte-americana criada, produzida e majoritariamente escrita por J. Michael Straczynski. A séria gira em torno da estação espacial Babylon 5: um ponto focal para política, diplomacia e conflitos durante os anos de 2257 - 2262. Por conta do efetivo uso de arcos de história, a série foi frequentemente descrita como uma "novela para a televisão".
O piloto estreou nos Estados Unidos em 22 de fevereiro de 1993. Uma vez aprovado, a série iniciou as transmissões em 26 de janeiro de 1994 e teve cinco temporadas completas. Além disso, a série deu origem a seis filmes para TV e um spin-off, Crusade, que estreou em 1999 e teve apenas treze episódios.






Beverly Hills 90210 (Barrados no Baile)

 Beverly Hills 90210 ( Barrados no Baile) foi uma popular série de televisão norte-americana, transmitida nos Estados Unidos entre outubro de 1990 e maio de 2000 pela emissora FOX.

A série seguia a vida de um grupo de adolescentes que vivia na comunidade elitista e rica de Beverly Hills, Califórnia onde frequentavam o liceu fictício, West Beverly High School. A série foi criada pelos produtores por Darren Star. O "90210" no título refere-se ao Código Postal da zona de Beverly Hills.

A história se inicia quando os irmãos gêmeos Brandon e Brenda se mudam com os pais, Jim e Cindy, de St. Paul/Minneapolis para Beverly Hills. A série aborda temáticas como as drogas, a gravidez na adolescência e o suicídio.

Apesar da fraca audiência da primeira temporada nos Estados Unidos, a FOX reprisou a série no Verão de 1991 e, a partir daí, conseguiu captar a atenção do público. A série transformou, em astros, os seus atores, especialmente Jason Priestley e Luke Perry, que acabaram se tornando ídolos das adolescentes.


Dawson's Creek

Dawson's Creek foi uma série de televisão norte-americana de drama exibida originalmente entre 20 de Janeiro de 1998 a 14 de Maio de 2003 pelo canal The WB e foi produzido pela Sony Pictures Television. É uma das séries dramáticas de maior prestígio da televisão, principalmente entre o público jovem. Criada por Kevin Williamson, tinha como protagonista o sonhador Dawson Leery (James Van Der Beek), além de seus seus amigos Joey Potter (Katie Holmes), Jen Lindley (Michelle Williams), Pacey Witter (Joshua Jackson) e Jack McPhee (Kerr Smith). Rapidamente ganhou grande repercussão na mídia e com o público jovem, devido à maturidade com que os personagens tratavam os temas da adolescência. Filmado nas belas paisagens da Carolina do Norte, em Wilmington e Providence, o roteiro é baseado na adolescência do próprio autor, (Kevin Williamson) e traz carismáticos atores no elenco principal.

No Brasil, a série estreou em 3 de Março de 1998 no canal por assinatura Sony e foi exibida também na TV aberta pela Rede Globo no ano 2000 e também na Rede Record, em 2006. Em 12 de abril de 2010 o canal Liv começou a reexibir o seriado no Brasil. A série também foi exibida no começo da nova MTV em 2013.


Buffy

Buffy the Vampire Slayer (Buffy, a Caça-Vampiros) é uma série de televisão americana criada por Joss Whedon, aclamada pela crítica e considerada uma série cult. Foi criada em 1997 por Joss Whedon, o seu argumentista e director, com a sua Mutant Enemy Productions e com os posteriores co-produtores executivos sendo Jane Espenson, David Fury, e Marti Noxon. A narrativa segue a vida de Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar), a mais recente numa linha de jovens mulheres conhecidas como Caçadoras. As Caçadoras são escolhidas pelo destino para a batalha contra vampiros, demónios, e outras forças das trevas. Tal como anteriores Caçadoras, Buffy é auxiliada por um Conselho de Observadores, que orienta, ensina, e as conduz. Contrariamente às suas antecessoras, Buffy tinha um círculo de amigos leais, que se tornou conhecido como o "Scooby Gang".

A série alcançava normalmente entre quatro e seis milhões de telespectadores nas exibições originais. A série posicionou-se sempre entre os programas mais vistos do canal e ajudou o novo e pequeno canal WB Television Network a subir audiometricamente. A série foi positivamente aclamada pela crítica. No seu canal de origem, The WB, atingiu recordes de audiência. Foi classificada como a 41ª melhor série de todos os tempos na lista (de entre 50) da revista TV Guide, bem como na 2ª na lista dos 50 melhores programas de sempre da Revista Empire. Buffy também foi votada como 3ª série com forte estatuto de culto da Revista TV Guide e incluída na "Time Magazine's" entre os 100 melhores programas de TV de todos os tempos. Foi nomeada para os Emmy e os Globos de Ouro. A rede WB cessou a operação a 17 de Setembro de 2006 após uma "homenagem" às suas "mais memoráveis séries", incluindo o episódio piloto de Buffy e a sua série derivada Angel. O sucesso de Buffy levou à venda de centenas de produtos, incluindo romances, banda desenhada, e e jogos de vídeo, entre outros. A série tem recebido atenção da crítica, dos fãs, tendo já sido parodiada. Serve como tema de debate nas Universidades dos Estados Unidos da América e tem influenciado a direcção de outras séries televisivas.


Lessie

Lassie , uma Rough Collie, é "a cadela mais famosa do mundo", um personagem de ficção que participou em diversos filmes, séries de televisão e livros durante anos.

O personagem de Lassie foi criado pelo autor anglo-britânico Eric Knight em Lassie Come-Home (no Brasil, "A Força do Coração") publicado como conto no Saturday Evening Post em 1938 e como novela em 1940. Este livro foi adaptado ao cinema em 1943 com o título Lassie Come Home e com Roddy McDowall e Elizabeth Taylor como estrelas. A partir de então se filmaram numerosas sequencias e séries de televisão, popularizando para o grande publico na tv com inúmeras temporadas que não marcou apenas uma geração mas varias... 





E ai galera gostaram da lista ? Acho que alguma dessas series ou algumas devem ter marcado sua infância ou adolescência, devem com certeza estarem guardadas em suas lembranças com muito carinho...