sábado, 22 de março de 2014

O que mora no Subconsciente da mente humana !?


"O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente."

(Sigmund Freud)

Olá pessoal, vocês já devem ter ouvido falar sobre o subconsciente da mente Humana não é ? O lado obscuro da mente, é disso que vamos tratar hoje. Tentar entender um pouco mais sobre esse órgão fundamental que é o cérebro humano, se parar pra pensar nisso é meio estranho pois nossa mente fica tentando entender sobre o que ela mesmo é... o_O  Mais vamos lá.

O termo subconsciência ou subconsciente, é utilizado na psicologia muitas vezes para descrever qualquer tipo de conteúdo da mente existente ou daquilo que foge do consciente. Segundo o Aurélio o termo subconsciente significa: "De que se tem uma consciência vaga, que se passa na subconsciência, desejos subconscientes", na área psicanalítica temos estudiosos famosos como Sigmund Freud do qual acreditava que para atingir todo o conteúdo da mente que não era acessível, era necessário o domínio de técnicas como a hipnose, a psicoterapia, as mensagens subliminares, etc. 
Segundo Freud todos os eventos mentais estão conectados, ele dividia os campos de estudo da mente como "o consciente, o pré-consciente e o inconsciente"Freud dizia que o consciente é somente uma pequena parte da mente, nela inclui tudo aquilo do que estamos cientes, porém o interesse de Freud era muito maior a respeito das outras áreas, o pré-consciente na verdade faz parte do inconsciente porém se trata daquelas memórias que conseguimos ás vezes trazer à tona, são as situações, lembranças ou fenômenos que costumamos dar atenção ficando assim registrados em nossa memória, já o inconsciente é opaco, memórias que fogem da nossa consciência, aquilo que muitas vezes evitamos da atenção por motivos éticos ou simplesmente por tradições que a sociedade impõe, acabamos reprimindo no nosso inconsciente por acharmos que aquele determinado pensamento possa deflagrar ou denegrir nossa imagem, gerando sentimentos de perturbação.
Um bom exemplo para a teoria de Freud seria que a consciência pode ser comparada com o que está visível na tela do computador. Temos acesso imediato a outras informações “pulando” para outra parte do documento ou mudando de janela, esse gesto seria análogo às partes consciente e pré-consciente da mente. Mas pode ser mais difícil acessar outros conteúdos, pois podem estar criptografado, podem exigir senha ou ainda ter sido corrompidos, de modo que a informação esteja embaralhada e, portanto, incompreensível. 

A mente humana é composta de mecanismos com funções específicas para identificar, armazenar, imaginar e gerar o pensamento que poderá exercer uma conexão com o cérebro, desenvolvendo-o e realizando atitudes. Para facilitar a nossa compreensão acerca do assunto eu dividir o cérebro em níveis que vou chamar de camadas. Ele seria composto por 4 camadas mais o corpo físico, que embora não seja considerado uma camada é de extrema importância para o funcionamento das demais. No corpo físico se estabelece as nossas necessidades fisiológicas como o cansaço, a fome, a sede, o sono, o sexo e também o número 1 e 2 (xixi e cocozinho), todas essas necessidades devem ser supridas para o bom funcionamento do corpo e das demais atividades, agora vamos dividir e falar acerca das camadas :

A PRIMEIRA CAMADA :

Essa é a "Camada do Desejo", esse nível é também considerado a camada mais superficial da mente por fazer parte do nosso consciente. Nós seres humanos somos movidos por emoções e desejos ao decorrer da vida sempre querendo obter alguma coisa ou correndo atrás de outra, somos ambiciosos por natureza e por darmos tanta importância a esses desejos eles acabam se fixando e habitando nessa camada.


A SEGUNDA CAMADA :

Essa é a "Camada do Pensamento", logo esta é a camada da mente que nos dá a experiência de prazer e dor através do pensamento, memória e sonhos. Assim como diria Freud "O sonho é a satisfação de que o desejo se realize." ou seja esse nível também estar vinculado ao anterior, o sonho é uma artimanha do cérebro para proporcionar o bem estar do Homem. Na obra Teoria dos Sonhos, Freud postula que o homem precisa dormir para descansar o corpo e, principalmente, para sonhar: "o sonho é a realização dos desejos reprimidos quando o homem está consciente". Quando o homem dorme, a consciência "desliga-se" parcialmente para que o inconsciente entre em atividade, produzindo o sonho e assim os desejos reprimidos são realizados. Freud também dizia que as causas dos traumas que geram certos comportamentos tidos como anormais estão escondidas no inconsciente das pessoas, onde estão guardados os desejos reprimidos. Já Carl Jung não reduz os sonhos à satisfação de desejos para ele no profundo das nossas mentes o sonho seria o meio pelo qual o inconsciente procura alertar a consciência sobre o que ela não percebe ou não quer aceitar, é como se no nosso subconsciente existe um outro eu, Carl Jung chega a afirmar "Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos." . Mais você pode até mesmo se perguntar se os sonhos são a realização de desejos então de onde provém os pesadelos ?? Freud também explicava isso, ele dizia que os pesadelos ocorrem quando tomamos contato com os nossos desejos proibidos latentes que surgem como algo ameaçador, aumentando a psíquica e nos fazendo acordar... ou simplesmente muitas pessoas mesmo que inconscientemente possuem o auto desejo de se punir, se decepcionam consigo mesmo durante o dia à dia e criando conceitos de punição em seu subconsciente.... dai surgiriam os pesadelos. Nesta camada ainda se encontra as nossa memórias,  que se dividem em :

  • Memória imediata. É a memória que chega em frações de segundos. Um exemplo é a capacidade de repetir imediatamente um número de telefone que é dito. São memórias que vêm e vão facilmente.

  • Memória de curto prazo. É a memória com uma duração curta, normalmente é adquirida quando usamos da famosa decoreba, neste caso existe a formação de traços de memória. Um exemplo desta memória é a capacidade de lembrar eventos recentes que aconteceram nos últimos minutos ou dias.

  • Memória de longo prazo. É a memória com uma duração longa de semanas, meses e anos. Um exemplo são as memórias do nome e idade de alguém, memórias que são esquecidas por um bom tempo mais que quando nos deparamos com algo relacionado, a lembrança ressurge. Por exemplo quando nos reencontramos com uma pessoa que não vemos a dias. Como engloba um tempo muito grande pode ser diferenciada em alguns textos como memória de longuíssimo prazo quando envolve memória de muitos anos atrás.


TERCEIRA CAMADA :

Essa é a "Camada Intuitiva", de onde vêm as capacidades de fenômenos como sonhos intuitivos ou premonições, clarividência, telepatia etc. Por esse nível ter contato com sonhos também, ele estar bastante relacionado a camada anterior. Muita gente afirma que  tiveram casos como premonição, muitos acreditam e pensam que o sonho seria um tipo de aviso, mais na verdade os sonhos sempre exerceram fascínio na humanidade desde a antiguidade, inclusive entre os egípcios e, particularmente, entre os judeus do Antigo Testamento. No livro de Gênesis da biografia do patriarca José vemos também a importância da decifração dos sonhos no contexto bíblico. Em muitas culturas os sonhos eram considerados como uma forma de comunicar-se com o sobrenatural, uma maneira de se prever o futuro das pessoas. Num papiro egípcio datado de 2000 AC discute-se sonhos e suas interpretações. Era crença na Grécia Antiga de que o sonhador estava em contato com os deuses. Mais será que é verdade ? vai saber né... há muitos mistérios ocultos no subconsciente.  

Para vc que talvez não conheça existe as "Camadas do Sonhar" , uma teoria que explica que o sonho é composto por 13 camadas onde há um nível de surrealidade que vai crescendo ao decorrer das camadas. Além disso, quanto mais externa a camada, mais a mente do sonhador tende a perceber que se trata de um sonho, e quanto mais interna mais a mente aceita como realidade. Assim, pode ser algo até mesmo perigoso à sanidade da pessoa ao sonhar demasiadamente com as camadas mais internas. Os mortais inteligentes geralmente sonham entre a 10ª e a 5ª camada. Animais com menor intelecto costumam sonhar entre a 13ª e 11ª camada. Se você quer saber mais dessas camadas, veja nesse site ---> http://pt-br.terrasdeurien.wikia.com/wiki/O_Sonhar...



QUARTA CAMADA :

Essa é a "Camada da Mente Subliminar", nela estar presente o discernimento e o desapego. Essa é a parte onde se localiza as mensagens ocultas de determinadas coisa do subconsciente, por exemplo, você já ouviu falar sobre mensagem subliminar ? São mensagens ocultas que habitam no inconsciente que puderam ter sido provindas de imagens, músicas ou vídeos em que apenas o subconsciente é capaz de perceber essas informações, até mesmo se você não estiver focado nela com os olhos. Acredita que através da divulgação dessas mensagens subliminares no cotidiano, elas acabam exercendo influência em suas atitudes ou no seu modo de pensar sem mesmo você perceber.  Existe vários vídeos que mostram mensagens subliminares em propagandas, logos, filmes, desenhos, etc.. E infelizmente a maioria dessas mensagens que são colocadas são de teor pornográfico. Vei eu sinceramente não sei qual o problema desses produtores, porque o negoço ta tenso, abaixo deixei um vídeo que mostra algumas dessas mensagens subliminares em marketing e propagandas comuns. Veja abaixo :

Mensagens subliminares encontradas em propagandas..

Veja esse vídeo tb onde o Jovem Nerd e Azaghal comenta sobre 
algumas logos estranhas. kkk

Essa camada também fala sobre o discernimento, a percepção das pessoas em relação ao cotidiano, é através da percepção que um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões para atribuir significado ao seu meio se baseando em seus sentidos. Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância porque o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não na realidade em si. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si própria. Uma das artimanhas para apurar e medir o grau de percepção de uma pessoa é através das imagens que produzem ilusões de ótica, fica ai com algumas :







Vejam esse vídeo muito bom :)

Então é isso ai galera, comentem sua opinião ai embaixo, compartilhem o post, curta nossa página no facebook também aqui --> https://www.facebook.com/filosofiaagressiva.blogspot.com.br?fref=ts
VLW e FLW ^^


Teoria de Freud acerca do Consciente, Pré-consciente e o Inconsciente..



3 comentários:

  1. adorei o post, abre a convicção de vc mesmo e saber mais sobre nossa mente e gostaria de que pudesse me forneçer o referencial bibliografico e cientifico deste post pra mim colocar em uma pesquisa. grato

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post..

    ResponderExcluir