sábado, 26 de abril de 2014

Curiosidade! Porque se usa a aliança no dedo anelar ??


" OBS: Se você não tem o dedo anelar da mão por causa de alguma fatalidade da vida, eu não recomendo que leia o post. Foi mal Jovem :/ "

Iaew Jovens, trago uma curiosidade hoje que muitos talvez não saibam, você já se perguntou daonde surgiu o uso da aliança ? E o porque dela ser usada no quarto dedo ?? Bem, acho que para tudo deve haver uma explicação e aqui vai.

As alianças sempre foram utilizada como um simbolo do matrimônio, o qual indicava um elo de compromisso e fidelidade entre o casal. Até mesmo o fato da aliança ser redonda tem uma explicação, reza a lenda que o acessório circular representava a eternidade pois não tinha começo e nem fim, era a maneira encontrada para simbolizar o amor infinito que deveria durar para vida toda. 

Essa ideia surgiu desde o Antigo Egito, a aliança era um instrumento sobrenatural que unia o Homem e a Mulher com o amor eterno. Desde então, era de suma importância o cuidado que ambos deveriam ter pelo objeto no relacionamento. Acreditem ou não, mais os egípcios eram bastante românticos.

A ainda a ideia de que o uso da aliança no quarto dedo se dava por causa de uma veia, essa ideia surgiu entre os gregos e os romanos, acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (vena amoris) que estava diretamente ligada ao coração. Desta forma, a aliança colocada sobre essa veia estaria ligada ao simbolo do amor. Na Grécia as alianças estavam muito ligadas a simbolos ou selos que representavam riqueza e fortuna também, algumas delas até serviam de chaves para os quartos onde os bens do homem eram armazenado.

Uma outra teoria que provém do Cristianismo também explicava o porque do uso no dedo anelar da mão, que muitos consideram mais plausível. A história conta que durante as cerimônias dos primeiros casamentos, o padre ia passando a aliança em cada dedo de acordo com os seguintes termos que eram pronunciados, "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" ou seja, começava no polegar e quando ele dizia "Amém" a aliança parava no dedo anelar e desta forma a união era selada. Outra teoria mais simplicista era de que a aliança sofria menos risco de desgaste se fosse colocada na mão esquerda porque a maioria das pessoas são destras, e o dedo anelar era o escolhido porque era um dos dedos menos utilizados da mão, o dedo midinho não foi escolhido por ser pequeno e a aliança não teria destaque. 


Explicação mais Convincente

A explicação da qual considero mais convincente e bonita do uso da aliança no quarto dedo da mão provém dos chineses. É uma historinha bastante interessante do qual cada dedo da sua mão representa um membro familiar seu, veja abaixo para entender :

Os dedos Polegares representam os seus pais.

Os dedos Indicadores representam seus irmãos e amigos.

Os dedos Médios representam você mesmo.

Os dedos Anelares representam a sua pessoa amada.

Os dedos Mindinhos representam seus filhos.

Agora junte as mãos como a imagem abaixo :

Vire os dedos médios que te representam!!

Agora é o seguinte, você vai tentar separar cada dedo um por um mas mantendo os restantes, desta forma :

Primeiro, tente separar os Polegares (representam seus Pais). E ai conseguiu ?? Ok, eles se separam porque representa seus Pais e uma hora nós iremos crescer e sair da casa deles, teremos que ser independentes. E também sabemos que não temos nossos pais para vida toda, por isso é normal se separar.

Segundo, tente separar os Indicadores (representam Irmãos e Amigos). Conseguiu também né ? Certo, durante a vida também é normal se separar deles, cada um tem sua própria vida a seguir e muitas vezes trilham caminhos diferentes, os amigos também eles vão e vêm. Fazer uns e perder o contato com outros é normal.

Terceiro, tente separar os Midinhos (representam seus Filhos). Você também vai conseguir. Assim como aconteceu com você os seus filhos iram crescer e terá um hora que iram sair de casa. Não é por isso que iram te amar mesmo, mais é necessário que eles criem seu próprio caminho.

E finalmente, tente separar agora os Anelares (representam o seu amor, sua pessoa amada). E ai conseguiu ?? Haha Não conseguiu né ? Pois é Jovem, simplesmente não irás conseguir separar. Isso porque um casal unido pelo amor verdadeiro não pode ser separado, a união foi feita para durar a vida toda. E é por isso Jovens que a aliança deve ser usada nesse dedo, símbolo de união eterna. 

Se não conseguiu fazer os passo-a-passo veja o vídeo:


Então é isso ai pessoal espero que tenham gostado da curiosidade, Vlw e Flw.