segunda-feira, 10 de março de 2014

TOP 11 SÍNDROMES !!


E aew Galera, trago pra vocês um top 11 sobre algumas das piores síndromes que assolam o cérebro humano, foi um pouco difícil enumerá-las, porque era quase impossível escolher dentre as síndromes qual era a mais light para poder ir construindo os tópicos de forma gradativa, isso porque todas as 11 são peso, mais enfim, coloquei na ordem da melhor... quer dizer, da menos pior para pior segundo minha opinião, mais pra você que estar vendo possa achar a ordem um pouco deslocada, se sim comenta ai ^^


TOP 11  SÍNDROMES :


11 - SÍNDROME DE DIÓGENES  -  A Síndrome de Diógenes se trata de uma alteração comportamental que geralmente ocorre entre pessoas idosas, caracterizada pelo isolamento social, pela auto negligência (descuido com o autocuidado, com a higiene pessoal e do lar), pelo comportamento paranoico as pessoas que sofrem dessa síndrome tendem a se comportar de maneira esclusa, isolada. Outro ponto que define bem o efeito dessa síndrome nas pessoas é o colecionismo, a aquisição ou coleta de bens ou objetos descartados como lixo, a incapacidade de usá-los ou descartá-los, mesmo quando os itens são inúteis, perigosos ou insalubres, a acumulação é compulsiva. Pois é, o consumismo estar em toda parte.. My Preciousss ...

10  -  SÍNDROME DE TOURETTE  -  É sem dúvidas uma das mais conhecidas da lista e que se faz mais presente na atualidade. Esta doença incurável geralmente se manifesta na infância ou na juventude e entre os principais sintomas estão piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face e balançar a cabeça. Em casos mais graves acontecem movimentos mais complexos como tocar ou bater nos objetos próximos, pular, fazer grandes movimentos bruscos entre outros. Muitas vezes a doença é acompanhada da Coprolalia, uma tendência involuntária de dizer palavras obscenas ou fazer comentários depreciativos e inadequados sem motivo aparente. Coprolalia vem do grego κόπρος λαλία, que significa, em livre tradução "discurso sobre estrume". Já fui vítima dessa síndrome, muitos toques e manias como pigarro ou piscar o olho freneticamente, era uma droga, mais ainda bem que estagnou por ai.

9  -  SÍNDROME DA EXPLOSÃO NA CABEÇA  -  Isso mesmo que você leu, bom é claro que a cabeça não explode no sentido literal como um balão, entretanto essa síndrome se característica pelos fortes barulhos que o paciente escuta em sua própria mente. Do nada a pessoa começa a ouvir barulhos similares a explosões e gritos, sendo mais frequente acontecer durante o sono. Imagine que agoniante seria a sua cabeça martelando diariamente por causa de barulhos frenéticos, Doi só de imaginar.. Porém a síndrome da explosão na cabeça é passageira, normalmente causada por estresse ou cansaços extremos.

8  -  KORO OU SÍNDROME DA REDUÇÃO GENITAL  -  Essa ai meu amigo é peso kk, parece ser mentira mais quem sofre dessa síndrome entra em total desespero, porque realmente acredita que suas genitais estão diminuindo ou desaparecendo. o_O,  Segundo algumas fontes é dito que casos como esse acontecem com mais frequência nos países asiáticos, ai é sacanagem, os coitados dos asiáticos  tem fama de ter pinto pequeno, com uma dessa ai é pra lascar mesmo. Bom, seguindo aqui, ao que parece esta síndrome possui indícios de ser contagiosa. O caso mais conhecido de surto aconteceu em 1967, quando o serviço de saúde de Cingapura registrou centenas de casos de homens alegando que seus pênis estariam desaparecendo. De acordo com o Instituto de Psiquiatria da USP, o único caso de Koro registrado no Brasil, quase resultou em morte. Desesperado com o suposto sumiço do pênis, o homem tentou se matar com duas facadas na barriga. É uma síndrome mais comum em homens, mas também afeta mulheres. ( kkk só não me pergunte como é que isso afeta as mulheres kk ) xD

7  -  SÍNDROME DE PICA  -  Bom, primeiramente essa síndrome não é relacionada ao que você estar pensando agora srs, Pica vem de pêga, uma espécie de pombo que come praticamente qualquer coisa. Mais comum em grávidas e crianças, a síndrome recebeu este nome por que quem é acometido por ela, sente uma vontade incontrolável de comer coisas no mínimo bizarras, tipo bitucas de cigarro, dinheiro, pedaços de sapato, casca de árvore, cocô de cachorro seco e outros.  É bem nojento mesmo ...

6  -  SÍNDROME DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS   -  Essa síndrome se encaixa perfeitamente com o nome, pois a pessoa que estar sobre o seu efeito, tende a ter constantes ilusões dando a entender que várias coisas ao redor, objetos próximos e até mesmo partes do seu próprio corpo apresentam proporções erradas, podendo parecer extremamente maiores ou menores. Me da tontura só de imaginar o inferno que é...

5  -  SÍNDROME DE COTARD  -  Achei essa sinistra, essa síndrome leva a pessoa a  acreditar que ela já morreu a alguns dias, a vítima dessa doença acaba achando que é um zumbi ambulante e que todo mundo a sua volta também estar morto, você pode imaginar os prejuízos que uma síndrome dessa causaria em alguém né, a pessoa acaba entrando em uma depressão extrema, e em alguns casos a paranoia é tão grande que o indivíduo realmente acha que estar apodrecendo e com mal cheiro.

4  -  SÍNDROME OU DELÍRIO DE CAPGRAS  -  Essa é peso também. O doente acredita que uma pessoa próxima, geralmente o marido, esposa ou outra pessoa da família foi substituído por um impostor idêntico. Esta síndrome geralmente se manifesta em pessoas com esquizofrenia, mas já foram registrados casos de pessoas com outros danos cerebrais diagnosticadas com Capgras. Muito louco isso!

3  -  DELÍRIO DE FREGOLI  -  Achei essa um pouco parecido com a anterior, só que mais over power. Segundo essa síndrome o paciente acredita que todo mundo perto dele, pessoas próximas a ele na verdade se disfarçam para persegui-lo. Geralmente os motivos ilusórios da perseguição seriam : assassinato, sequestro e até mesmo abdução por alienígenas. Estar diretamente ligada ao delírio de perseguição e geralmente acomete pessoas em estado psicótico e esquizofrênico. O doente que sofre desta síndrome normalmente estar sempre com medo, inseguro ou desconfiado.

2  -  SÍNDROME DA MÃO ALIENÍGENA OU DA MÃO ALHEIA  -  Em segundo lugar escolhi essa síndrome por causa da bizarrice que ela ocasiona, parece ser algo muito surreal. Basicamente esta desordem cerebral faz com que o paciente perda o controle da própria mão, ( não sei dizer se a doença envolve apenas a mão ou algum outro membro do corpo )  ou seja é como se a mão dele ganha-se vida própria e vontades próprias. O membro passa a realizar tarefas complexas e involuntárias, como exemplo da mão, ela começa a abrir botões da camisa ou retirar as roupas do corpo. Na maioria das vezes a pessoa não percebe que o membro está executando movimentos. E não para por ai, Os ataques acontecem de repente e vão desde um tapa na própria cara até uma tentativa de assassinato/suicídio. Existe um caso de uma americana que sofria da doença e como resultado foi atacada pela própria mão... Muito bizarro... A síndrome até que pode ser controlada, mais não tem cura.

1  -  MALDIÇÃO DE ONDINA  -  E em primeiríssimo lugar na minha humilde opinião se destaca a síndrome de Ondina. Sendo objetivo e direto na lata logo, o doente dessa maldição simplesmente esquece de como respirar e acaba morrendo sufocado.... O_O, Bom, normalmente, as pessoas respiram instintivamente, sem ter que pensar nisso, mas quem sofre da Maldição de Ondina pode simplesmente se esquecer de respirar. É uma doença extremamente rara, mais imagina a agonia dessa porcaria cara ?? putz, não da pra imaginar, na verdade quando eu era menor eu já sentir esse medo de que do nada eu esquece-se de respirar e sem fôlego não consegui-se pedir ajuda, srs acho que esse medo pendura até hj por isso que pra mim essa síndrome foi a vencedora!!

Bom, então esse foi o Top 11 sobre síndromes, não esqueça de compartilhar e comentar, vlw e flws ^^ 












DIÓGENES; O CÍNICO !!

 E aew Galera, o assunto que venho abordar hoje é sobre um filósofo que existiu durante a Grécia Antiga, vocês já ouviram falar de Diógenes de Sínope? Pois bem, muitos não o conhecem, mas para mim esse filósofo se destaca como um dos personagens mais memoráveis da história, conhecido pelas suas filosofias um tanto malucas e estilo de vida radical. Bem, aqui vai.
 Diógenes foi aluno de Antístenes, fundador da escola cínica e antigo pupilo de Sócrates, como todos os cínicos, Diógenes desprezava as ideias gerais e conversões sociais. Os detalhes de sua vida são conhecidos através de anedotas, segundo relatos históricos ele teria sido exilado de sua cidade natal e se mudou para Atenas onde virou um mendigo fazendo da pobreza extrema uma virtude.
 Diógenes era conhecido por morar em um barril ( pois é, chaves não foi o primeiro que teve a ideia srs ), e perambulava pelas ruas carregando uma lamparina acesa mesmo durante o dia srsr, ele expressava seu pensamento através da frase "procuro um homem". Andando por entre as pessoas e repetindo ironicamente a frase Diógenes queria encontrar um homem que vive-se conforme a sua essência, alguém que leva-se a vida superando o que as conversões sociais ditava, isto é, alguém que não se importa-se para comportamento, dinheiro, luxo ou conforto, etc. Para ele os Deuses teriam dado aos homens formas de viver de maneira fácil e feliz, entretanto esses mesmos Deuses esconderam essas formas, e Diógenes pretendia encontrar esses modos de vida.

 Sua filosofia combatia o prazer, o desejo e a luxúria, entendia felicidade como liberdade.
 Provavelmente Diógenes foi o mais folclórico dos filósofos, tendo inúmeras histórias a seu respeito, Além dele andar pelas ruas com a lamparina acesa em pleno dia caçando homens verdadeiros, era dito que as vezes Diógenes era visto pedindo esmola a uma estátua, quando lhe perguntaram o motivo ele respondeu "por dois motivos: primeiro é que ela é cega e não me vê e segundo é que eu me acostumo a não receber algo de alguém e não depender de alguém". Entre essas e outras histórias como a de que tenha sido repreendido por estar se masturbando em público srs, a história que com certeza mais se destaca foi o seu encontro com Alexandre o Grande !! que se deu da seguinte forma :
 Certo dia Diógenes estava deitado na beira da estrada tomando banho de sol, até que uma sombra se plantou sobre ele, era Alexandre o Grande um imperador muito famoso e temido que tinha vindo ao encontro de Diógenes para lhe fazer a seguinte solicitação, "Por respeito e admiração a te Diógenes, quero que peças o quiseres" e então ele respondeu, "não tens nada que eu quero, só te peço uma coisa, devolva meu sol". ( o cara era foda ) Essa resposta impressionou vivamente Alexandre, e na volta ele chegou a dizer: "se eu não fosse Alexandre, queria ser Diógenes" 


Alexandre e Diógenes

Algumas frases de Diógenes :


"Devemos ter amigos que nos ensinam o bem; e perversos e cruéis inimigos, que nos impeçam de praticar o mal."



"A sabedoria serve de freio à juventude, de consolo aos velhos, de riqueza aos pobres e de ornamento aos ricos."



"Qual o melhor momento para o jantar? 'Se alguém é rico, quando quiser, se é pobre, quando puder'."



Livro: O silêncio dos inocentes, de Thomas Harris


Há alguns meses atrás eu li o ótimo: silêncio dos inocentes, do autor Thomas Harris. O livro tem um tamanho mediano com um número considerável de páginas, dá pra ler tranquilo em uma semana.

Claro, antes de ler o livro eu já havia assistido o ótimo filme com o nosso querido Anthony Hopkins. Apesar do filme ser muito bom, aquela velha frase empregada por tantos leitores permanece para mim: O livro é melhor. Sim, porque a trama não é tão corrida quanto no filme, as coisas acontecem com calma e muitos detalhes interessantes nos é apresentado durante o enredo, detalhes estes que nos é privado por muitas vezes durante o filme. Leiam o livro, vale a pena. Minha crítica é que sua escrita as vezes parece muito seca, dando a impressão da falta óbvia de sentimento, mas é algo que não estraga a diversão de maneira alguma. E o fim do livro, também, muito melhor do que o do filme, apesar de serem mais ou menos parecidos.



FILOSOFIA AGRESSIVA: Putzzzz, se há uma coisa que notei no livro são os problemas da nossa querida protagonista Clarice, que vive se lembrando constantemente de sua vida quando criança/adolescente, inclusive uma parte de sua vida um tanto conturbada. Clarice parece viver sua vida e suas obrigações em meio a flashbacks contínuos, assombrando-a como fantasmas. Nos é deixado claro que Clarice possui muitos problemas psicologicos e tenta lutar contra eles, talvez para manter a estabilidade em seu emprego, talvez para manter a estabilidade entre as pessoas ao seu redor.
Por outro lado temos o Dr. Hannibal Lecter, um renomado psicologo e também um perigoso canibal com quem Clarice passa a ter várias "conversas" ao decorrer do livro. O engraçado é que Hannibal se expõe sem medo, falando de si sem parecer esconder fatos, enquanto Clarice por muitas vezes luta contra seu próprio passado. Hannibal nos é interessante pelo fato de aparentemente ser alguém muito mais saudavel mentalmente que Clarice. Quer dizer, nesse nosso mundo onde homens criam as regras de bem e mal, certo ou errado, seriam a maioria de nós que lutam para viver regrados, nos escondendo atrás de máscaras, loucos? Estamos tão perdidos em meio a conceitos criados para nos limitar que passamos a achar que isso é normal? Analizando-nos profundamente, tendo como ponto de vista Clarice e Hannibal, nós que nos achamos tão normais, somos na verdade os loucos e apenas por estarmos em maioria é que nos achamos no direito de dizer o contrário? As pessoas hoje tem a mania de se analisar tendo como base as outras pessoas em vez de simplesmente olhar para dentro de si e encarar seus próprios demônios interiores. No fim posso me perguntar: o verdadeiro personagem desequilibrado seria a Clarice em vez do nosso querido canibal?
dois mundos eternamente separados