quinta-feira, 13 de março de 2014

Mito da caverna


  Iaew, você já ouviu falar sobre o mito da caverna? Pois é sobre isso que eu vou falar... ^^

 O MITO DA CAVERNA, também conhecido como alegoria da caverna, é considerado uma das "parábolas" mais importante da filosofia. Criado por Platão no livro REPUBLICA, o mito tinha como objetivo mostrar que temos uma visão distorcida da realidade. Mas antes de eu explicar melhor, irei falar como é, mais ou menos, o mito da caverna.

Platão

  • O MITO:
 Existe algumas pessoas, prisioneiros, que nasceram e vivem acorrentados em uma caverna, forçadas a olhar sempre para a parede iluminada pela fogueira atrás deles. Na parede são projetadas sombra de pessoas, animais, objetos e etc. As pessoas ficam analisando, julgando e nomeando as imagens ilustradas na parede, ou seja, aquilo era a realidade, a vida para eles.
 Então em certo dia, um deles consegue se libertar e resolve explorar as outras coisas. Ao sair da caverna, inicialmente ele ficou ofuscado com a luz do sol, mas depois ele consegue olhar o mundo fora da caverna, a verdadeira realidade que nunca tinha contemplado antes, percebendo que tudo o que vivera era uma mentira. Vendo isso, voltou para a caverna com o objetivo de contar todo seu conhecimento adquirido para seus colegas. Entretanto, ao contar toda a sua experiencia no exterior da caverna os prisioneiros o ridicularizou, chamou de louco e o matou.

Saída da caverna

 É meu amigo, bem foda né? mas melhor ainda é o simbolismo por trás de tudo!

 Os prisioneiros representa nós, a sociedade, que enxergamos e acreditamos apenas em imagens passada pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo que nos priva da realidade. Aquele que sai da caverna e acha a verdadeira vida, a realidade, é o filosofo. A luz do sol que ajuda a enxergar a realidade é a filosofia.
 Então fuja dos pensamentos pregados pelo mundo e busque a sabedoria, a verdade, e saia da maldita caverna!

Ilustração da alegoria da caverna

 Eu também queria mostrar um quadrinho de piteco chamado AS SOMBRAS DA VIDA, que é totalmente expirado na alegoria da caverna de Platão.

                                                   (Para visualizar melhor clique na imagem)



Se quiserem, e eu recomendo, ler completo o mito da caverna, veja aqui:  file:///C:/Users/POSITIVO/Documents/platao_o_mito_da_caverna.pdf