terça-feira, 1 de julho de 2014

Mistério na Lua de Saturno. Ilha desaparece em Titã e intriga cientistas



Uma equipe internacional de cientistas está investigando um objeto misterioso que apareceu e desapareceu da superfície de um lago gigante de Titã, o maior satélite natural de Saturno.
Ano passado, quando a sonda Cassini, da NASA, passou perto de Titã, a maior lua de Saturno, captou uma imagem sem precedentes. Os cientistas puderam observar uma estranha mancha branca sobre Ligeia, um mar de 150 metros de profundidade, que se estende por centenas de quilômetros no hemisfério norte de Titã. Entretanto, em imagens anteriores, tiradas em 2007 e 2009, essa a mancha não aparece.
Os pesquisadores supõem se tratar de um iceberg desprendido da costa, ou um efeito gerado pela irrupção de bolhas e ondas sobre a superfície normalmente calma. Por não saber ao certo, os astrônomos definiram o raro objeto nas imagens como “a ilha misteriosa”, até saberem com clareza o que é. “No momento, não estamos seguros de sua origem, pois possuímos apenas uma imagem que mostra o objeto. Mas certamente não é algo que se costuma ver em Titã”, afirma Jason Hofgartner, astrônomo da Universidade Cornell, em Nova York.
“A única coisa que podemos dizer com certeza é que temos que retornar à Titã, mas, desta vez, com uma nave, para que possamos ver exatamente o que está acontecendo nos mares deste lugar incrível”, acrescenta John Zarnecki, professor de ciência espacial da Open University, do Reino Unido.
Fora de nosso planeta, Titã é o único lugar de conhecimento da ciência que contém líquidos estáveis, fluindo sobre a superfície, seja na forma de lagos e mares ou de precipitações.





Fonte : noticias.seuhistory.com