sexta-feira, 18 de abril de 2014

5ª Yeeah Science ( A origem da viagem espacial )

 Iaew galera, como é que ta? Hoje no 5ª Yeeah Science eu queria falar com vocês a respeito de um assunto que eu adoro e acho fodastico, que é a respeito da primeira viagem espacial, a primeira libertação da atmosfera terrestre. Se liga aew... ^^

 O espaço sempre foi algo misterioso para nós, e ainda é, que por seculos estudamos. Antigamente não se tinha muito conhecimento a respeito do universo e muita gente dizia ser impossível sair da terra para o espaço. A primeira tentativa foi um fracasso com o macaco Albert, que tragicamente não conseguiu atingir a velocidade suficiente para ficar em órbita e morreu na aterrissagem.
 Entretanto, em 3 de novembro de 1957 o primeiro ser vivo terrestre orbitou o nosso planeta. Esse ser vivo foi a cadela russa chamada Laika que morreu( infelizmente :'( ) cinco ou sete horas depois do lançamento, bem antes do esperado. A causa de sua morte descoberta vários anos depois, foi um superaquecimento ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico. Mas apesar de tudo, ela foi a esperança para o voo espacial com pessoas. Huuuhuuuuulll... \o/


 Após a viagem de Laika as pesquisas não pararam e em 12 de abril de 1961 um cosmonauta soviético a bordo da espaçonave Vostok 1( que em russo significa "Oriente" ) realizou oque muitos diziam ser impossível, ele viajou para o espaço. Seu nome era Yuri Gagarin e foi o primeiro ser humano a fazer tal ato!

 Yuri nasceu numa fazenda de Moscou, Russia, e era o terceiro filho entre quatro. Desde jovem Gagarin interessou-se pelo espaço, e começou a sonhar em viagens espaciais. Conheceu Valentina Ivanovna, com quem se casou em 1957, após ter ganhado suas asas de piloto. E em 5 de novembro do mesmo ano se tornou tenente da Força Aérea Soviética, mas elevou sua patente para tenente sênior em 6 de novembro de 1959. 

 Em 1960, 20 pilotos foram escolhidos para o programa espacial soviético, através de difíceis processo de seleção física e psicológica, entre eles estava Gagarin. Yuri Gagarin pela sua extraordinária performance nos treinos, sua personalidade, sua origem camponesa( contava pontos pra o sistema comunista ), e principalmente pelas suas características física( tinha 1,57m de altura e pesava 69kg ) que era perfeita para a espaçonave vostok, que tinha pouco espaço para o piloto, conseguiu ser o primeiro a ser escolhido para ir ao espaço.

"Toda a minha vida parece-me neste momento único e belo. Tudo que eu fiz e vivi foi para isso!" 

 Yuri Gagarin, com apenas 27 anos, foi o primeiro ser humano a ir ao espaço, na qual ele deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta. Ele permaneceu em órbita durante 108 minutos num vôo totalmente automatizado.


"A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível!"


 Após o seu pouso bem sucedido, Yuri recebeu o título de Herói da União Soviética, uma medalha da ordem de Lenin e foi transferido para um centro de teste de aeronaves. Em 27 de março de 1968 Yuri e o instrutor de voo Vladimir Seryogin faziam um voo de treino de rotina em um caça MIG-15, até que o jato cai e mata os dois. A razão da queda foi um mistério e só anos depois foi revelada pelo colega cosmonauta de Yuri, chamado Aleksey Leonov, que foi o primeiro homem a fazer uma caminhada espacial, em 1965. Leonov ficou anos brigando com as autoridades russas para conseguir divulgar. Na versão oficial divulgada falou que Gagarin e Vladimir sofreram a tragedia ao tentar se desviarem de algum objeto voador( alguns dizem ser um passaro, outros um balão ). A manobra de desvio fez com que o jato entrasse em parafuso e se chocasse violentamente com a terra, ocasionando a morte dos dois. 

Yuri e Aleksey



Após a morte de Yuri, fizeram várias homenagens em seu nome como uma cidade da Russia que foi nomeada de Gagarin Gjatsk, uma das maiores crateras da lua que foi batizada de Gagarin Crater( Cratera Gagarin ), uma rocha encontrada em marte que foi batizada de Yuri Gagarin, foi criado o Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin em Moscou, a medalha de oura da federação internacional de Aeronáutica foi nomeada em seu nome, a noite de 12 de abril foi nomeada de A noite do Yuri para celebrar a conquista do espaço, a rublo de 2001 foi marcada com o seu rosto e assinatura, 50 anos após a data da viagem de Yuri, 12 de abril de 2011, foi criado o filme First Orbit que reconstruiu a histórica viagem de Gagarin pelo espaço, em 2013 foi lançado o filme Gagarin: Pervyy v Kosmose, que reproduz a viagem espacial e através de flash-backs é contada toda a vida dele, e etc.



 Existiu vários astronautas que deram grandes passos na história e no conhecimento do espaço como Gherman Titov, Alan Shepard, Gus Grissom, Aleksei Leonov, Valentina Tereshkova, Frank Borman, Neil Armstrong, John Young, Jim Lovell, Story Musgrave e vários outros. Entretanto, tudo iniciou com o homem chamado Yuri Gagarin, na qual sempre será lembrado pela história.

"Eu poderia voar pelo espaço para sempre!"


 Os estudos e pesquisas sobre o universo estão cada vez melhores por causa da tecnologia, e apesar de conhecermos muito pouco em relação a vastidão do universo, já estamos muito avançados para a época da primeira viagem espacial. Temos melhores equipamentos e transporte para os astronautas e melhores telescópicos para estudar o universo em locais onde ainda não podemos viajar. Um exemplo é o famoso telescópio Hubble que tem um poder de visão muito avançado.


 Se você quer saber até onde o gigantesco e maravilhoso universo é observável, 



Deixe sua opinião, ou crítica nos comentários e compartilhem aew... Valeu. ^^

Yeeah Science... Bitch!!

LUGARES INCRÍVEIS E MAGNÍFICOS DO MUNDO !!

Iaew galera, tudo certo? Você já sonhou ou sonha em conhecer diversos lugares do mundo afora? Se sim, muito bem trago hoje uma lista com alguns lugares inacreditáveis que é de tirar o folego. Muitos desses lugares se destacam como pontos turísticos, atraindo pessoas do mundo inteiro, alguns parecem até mesmo irreais, paisagens tiradas de um livro de fantasia. Ah jovens tinha que ser criação de Deus mesmo, então olha ai galera e comenta o que você achou. ^^

(Lembrando que os tópicos não estão em ordem de preferência, é impossível escolher)


Wisteria Tunnel
(Jardim Kawachi Fuji, em Kitakyushu – Japão) 


Imagine um parque cujos caminhos são cercados por túneis cheios de flores, que perfumam e criar um efeito visual incrível de qualquer lado que estiver olhando. O teto de flores foi criado pelos meticulosos japoneses, o jardim estar localizado a 80 quilômetros para o norte. Todos os visitantes poderão admirar este espetáculo de glicínias em um mundo fantástico. Assista o vídeo abaixo.



Sinopse do vídeo: Wisteria é um gênero de plantas com flores na ervilha família, Fabacea, que inclui dez espécies de lenhosas videiras nativas do leste dos Estados Unidos, China, China, Coréia e Japão. Algumas espécies são plantas ornamentais populares, especialmente na China e Japão. 


Machu Picchu
(Localizado no Peru)


Uma das sete maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu no Peru é um deleite aos olhos dos 2500 turistas que passam pela cidade diariamente. O ápice do engenho arquitetônico e astronômico dos incas encanta por seus mistérios e beleza dessa cidade que ficou perdida por muitos séculos. Para quem se interessar acerca desse monumento fantástico, assista esse documentário abaixo.

Documentário Completo

Sinopse do vídeo: O documentário aborda questões que vão desde a escolha do lugar a forma e ferramentas usadas na construção. Os possíveis usos dados ao local e a população que habitou Machu Picchu revelando ainda uma teoria para seu abandono e esquecimento por cerca de quatro séculos.


Grand Canyon
(Localizado nos Estados Unidos)


Uma paisagem poderosa e inspiradora, o Grand Canyon supera todos os nossos sentidos através de seu imenso tamanho. São 446km de formações rochosas criadas pela erosão, vento, chuva e o gelo, criando combinações únicas de cores que se destacam no céu azul. Não há como não se impressionar ao sentir a força do deserto. Grand Canyon encontra-se no território dos Estados Unidos. Seu vale foi moldado pelo Rio Colorado durante milhares de anos, à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 quilômetros. Chega a medir entre 200 e 30 quilômetros de largura e atinge profundidades de 1,5 mil metros. 


Sinopse do vídeo: National Geographic - National Park Collection, com alguns visuais deslumbrantes do Grand Canyon. Cerca de dois bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes foram expondo camada após camada de sedimentos.


Mont Saint Michel 
(Localizado na França)


Um dos lugares mais interessantes da Terra é o Monte San Michel que em certas horas é engolfado pela água e revela o esplendor da construção. Ele fica numa cidade medieval chamada Avranches. Lá está o mosteiro que dá o nome ao lugar. Este mosteiro, fortificado no século XIII, integra um conjunto com mais três cidades cujas fortificações e desenvolvimento são notáveis: Aigues Mortes (1270-1276), ponto de reunião dos Cruzados rumo à Terra Santa, Carcassone, célebre por suas defesas, e Avignon, sede alternativa da Cristandade (1309-1377). 


Sinopse do vídeo: Estas cidades fortificadas, denominadas “bastides” marcavam a fronteira dos reinos ao final da Idade Média, servindo como elementos de defesa e dando ao povo novas oportunidades sociais. Foram construídas mais de 300 só na França, entre os anos de 1220 e 1350.


Coliseu de Roma
(Localizado na Itália) 


Denominado como uma das “Sete maravilhas do mundo moderno”, o Coliseu de Roma é uma das maiores construções arquitetônicas da Roma Antiga. Sem sombra de dúvidas, uma das principais atrações turísticas de Roma. Ele também é conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga. Deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que ficava perto da edificação. Localizado no centro de Roma, é uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetónico. Originalmente capaz de abrigar perto de 50 000 pessoas , e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.

Documentário Completo

Sinopse do vídeo: Conheça a história dramática por trás da construção do Coliseu, na Roma Antiga. Para que ele fosse erguido, os romanos usaram uma tecnologia inovadora. E a estrutura permanece até hoje. O dinheiro para este grande projeto escravizou um povo e provocou a destruição de um templo.


Emirados Árabes
(Localizado em Dubai)


Se você admira lugares futuristas, Dubai é a cidade ideal para você conhecer, pois a estrutura é supermoderna, com ruas e avenidas largas e muitos prédios enormes, os chamados arranha-céus. Dubai é um dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos (EAU), considerada uma cidade pequena, mas populosa.  Possui obras arquitetônicas invejáveis, como o Hotel Burj Al Arab. Localizado no Golfo pérsico, ele foi construído sobre uma ilha artificial de vidro , que levou dois anos para sua formação contendo estrutura de concreto e três níveis no subsolo. Construído para assemelhar-se com a vela de um dhow, um tipo de barco Árabe. Duas colunas partindo do chão até o topo originaram um "V" formando um imenso "mastro", enquanto que o espaço entre elas foi erguido os andares. O arquiteto Tom Wright disse: "O cliente queria um edifício que se tornasse um ícone ou simbólo declarado de Dubai, que seja espantosamente lindo e semelhante a Ópera de Sydney, ou como aparisiense Torre Eiffel. Ele precisava de ser um edifício que iria tornar-se sinónimo do Nome daquele país".


Sinopse do vídeo: Uma das 10 maravilhas da Engenharia ao redor do mundo, O Burj Al Arab é um luxuoso hotel edificado em Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU). A construção do Burj Al Arab tem início em 1994. Localizado no Golfo pérsico, ele foi construído sobre uma ilha artificial de areia, que levou dois anos para sua formação contendo estrutura de concreto e três níveis no subsolo, a construção do hotel custou $ 650 milhões!!!


Mina de Naica
(estado mexicano de Chihuahua) 


é uma mina em laboração conhecida pelos seus extraordinários cristais de selenita, cristais traiçoeiros, escorregadios e afiadíssimos.
Situa-se na localidade de Naica no município de Saucillo e as principais matérias ali extraídas são o chumbo, zinco e prata. Ao longo da sua exploração têm sido encontradas numerosas cavernas, conhecidas também como Caverna dos Cristais Esta caverna, com dimensões aproximadas de 10 por 30 metros, contém no seu interior cristais gigantes de selenite, alguns dos maiores cristais naturais já encontrados no mundo, A mina de Naica se encontra numa falha por cima de uma câmera de magma, o que gera as condições necessárias para formação dos cristais. O enorme calor gerado pelo magma aqueceu a água que se encontrava retida nas câmeras, que ficou saturada/impregnada de diversos minerais, nomeadamente Gipsita. Estas câmeras encontraram-se submersas e saturadas de minerais, durante 500.000 anos aproximadamente, durante os quais a água manteve uma temperatura estabilizada de 50 °C, o que permitiu aos cristais crescerem e tomarem dimensões bastante elevadas.


Sinopse do vídeo : Uma equipe internacional de cientistas explora uma caverna mexicana repleta de cristais gigantes. 
Com temperaturas que beiram a casa dos 50 graus Celsius e umidade do ar em 80%, a caverna é um dos lugares mais nocivos do planeta. Sem trajes e equipamentos especiais, os cientistas morreriam em minutos. Sua missão é desvendar os segredos dos misteriosos e antigos cristais, os maiores já descobertos até hoje.


Pink Lake Retba
(Localizado em Senegal)


É normal fotos de lugares bonitos e paradisíacos, lagos azuis ou verdes, mais e cor de rosa ?? Pois é, o Lago cor de Rosa, conhecido localmente como Lago Retba, está localizado a 35 km de Dakar, capital do Senegal. Fica ao norte da península de Cabo Verde, no Senegal e possui uma área de 3 km². O lago tem 3 m de profundidade e apresenta uma coloração rosa, durante a estação seca. Conforme estudos, sua coloração deve a uma microalga que produz um pigmento vermelho para resistir a alta concentração de sal, que chega a 40 %. O alto nível de salinidade permite que as pessoas flutuem facilmente, sendo praticamente inpossível afundar no lago.Nas bordas do lago se concentram pequenas minerações de sal, que começaram no início dos anos 70. Senegaleses adentram ou navegam diariamente nas águas do Retba, para coletar o mineral e dpois amontoam nas margens do lago. 


Sinopse do vídeo: Informações e imagens sobre o Lago Retba - Senegal, na África. A cor exótica é causada por algas que utilizam dessa pigmentação para se alimentar. Como há somente extração de sal no local, esse organismo encontra um grande espaço para se reproduzir. Dessa forma, o lago inteiro ficou cor de rosa, simplesmente impressionante não é ?


Túnel do Amor em Kleven
(Localizado na Ucrânia)


“Túnel do Amor” como é conhecido esse impressionante túnel de trem envolto por árvores em Kleven/Ucrânia. Considerado um dos lugares mais românticos do mundo. O local atrai casais apaixonados pela lenda que se seu amor for verdadeiro seus desejos serão realizados. A linha férrea com cerca de três quilômetros é a usada para o transporte de madeira para uma fábrica de papelão. O trem passa em torno de três vezes por dia deixando o caminho liberado para horas de passeio. Agora cuidado para não admirar muito e esquecer do trem !!


Sinopse do vídeo: Veja e admire a beleza desse lugar e a chegada do trem que continua ativo nos dias de hoje. Uma boa dica de local para casais apaixonados para contemplar e desfrutar desse momento mágico.


Montanhas coloridas chinesas
(Localizado em Zhangye Danxia)


Incrível não ?? Parece Photoshop mas não é Jovem. Que a China é um país muito diverso no que diz respeito a paisagem já sabíamos: o que pouca gente sabe é que o Parque Geológico Zhangye Danxia tem enormes e variadas montanhas coloridas, em uma verdadeira obra de arte da natureza. Toda essa cor se deve aos constantes depósitos de minerais de diferentes colorações nas camadas rochosas. As placas tectônicas, os ventos e a chuva deram origem, muitos anos depois, a todas essas formas, que incluem pilares naturais, desfiladeiros, vales e cachoeiras. O melhor lugar para é observar essa raridade é na província de Gansu, China. O movimento da crosta terrestre, junto com fatores externos, como vento e chuva, foram criando camadas de diferentes cores, texturas, tamanhos e padrões. Não muito conhecida, a cidade de Zhangye está chamando a atenção dos turistas que querem ver de perto essa paisagem curiosa. Passarelas e estradas estão sendo construídas ao longo das montanhas para encorajar os visitantes a explorarem a área.


Sinopse do vídeo: Elas parecem ter sido pintadas à mão, mas são obra de milhões de anos de ação geológica. Multicoloridas, as montanhas do Parque Geológico Zhangye Danxia chamam a atenção dos turistas cada vez mais numerosos que vão até a província de Gansu, no norte da China. Esse tipo de geomorfologia única, encontrada apenas na China, consiste em formações de arenito e outros depósitos minerais que foram se acumulando por mais de 24 milhões de anos.


Floresta Stone
(Localizada em Madagascar)


É exatamente o que o nome sugere, uma floresta de pedras rochosas. Madagascar (África) é um destino pouco explorado turisticamente. A quarta maior ilha do mundo – atrás apenas da Groenlândia, Papua-Nova Guiné e Bornéu – é um país de paisagens semivirgens, clima tropical e animais exóticos, como os lêmures, símbolos nacionais. Imortalizada na animação homônima da Dreamworks S.A, Madagascar é cercada pelo azul translúcido das águas do Oceano Índico e recortada pelo verde vivo da densa vegetação das montanhas.

A riqueza da paisagem é o chamariz perfeito para viajantes em busca de fortes emoções e amantes da natureza, afinal não é em qualquer lugar do mundo que se pode saltar em monólitos de granito que chegam a atingir até 300 metros de altura, ou observar mais de 100 espécies endêmicas em uma caminhada no parque. Uma das atrações mais visitadas da ilha é o Parque Nacional da Reserva Natural de Tsingy de Bemaraha.
Fica na costa Oeste de Madagascar e é próximo às cidades de Morondava e Antsalova. Por causa da sua geografia única, florestas de mangal preservadas, lêmures e pássaros selvagens foi tombada pelo Patrimônio Mundial da UNESCO em 1990. Os Tsingy são um planalto de calcário de 1500 km2 que milhares de anos de erosão pela água e pelo vento se esculpiram e se transformaram numa densa e caótica sucessão de gargantas profundas, passagens estreitas, porões cavernosos, grutas, penhascos de rocha que chegam até 120 metros de altura e picos de calcário aguçadíssimos. É uma paisagem absolutamente incomum e curiosa, onde animais adaptados à vida desértica habitam os picos, enquanto criaturas que vivem na umidade e sombra habitam as partes baixas.


O Grande Prismatic 
(Parque Nacional de Yellowstone , EUA)


O Grand Prismatic Spring é o maior manancial de água quente do Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos. É ainda o segundo maior manancial do mundo, com cerca de 100 metros de diâmetro. Mas o seu maior mérito é o seu extraordinário leque de cores. Foi nomeado desta forma por sua coloração impressionante. Suas cores correspondem a dispersão do arco-íris de luz branca por um óptico prisma : vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.


As cores vivas são o resultado de bacterias pigmentadas, elas crescem em torno das bordas da água que é rica em minerais. As bactérias produzem cores que variam do verde ao vermelho, a quantidade de cor nos materiais microbianos depende da relação de clorofila e da temperatura da água que favorece uma bactéria sobre a outra. No verão, os tapetes tendem a ser laranja e vermelho, enquanto que no inverno as esteiras são geralmente verde escuro. O centro da piscina é estéril, devido ao calor extremo.


Darvaza Gas Crater ou “Gates of Hell” (Portões do Inferno) 
(Localizado no Turcomenistão)



Cratera de Darvasa, também chamada de Porta para o Inferno é um campo de gás natural localizado em Derweze (também escrito Darvaza, que significa "porta"), na província de Ahal, no Turcomenistão. A cratera é conhecida pela sua chama que vem queimando continuamente desde 1971, alimentada pelos ricos depósitos de gás natural na área. Ela exala um forte cheiro de enxofre que pode ser sentido à distância. 

Ainda que não exista uma confirmação oficial, acredita-se que na década de 70, quando o Turquemenistão ainda era parte da URSS, dito regime enviou um grupo de geólogos ao deserto de Karakum, para que realizassem diversas explorações na área em busca de petróleo e gás. E assim eles fizeram, mas nem tudo foi tão fácil, porque foi durante uma dessas explorações que viram uma parte da equipe ser engolida pela terra. Realmente tinham descoberto esta gruta subterrânea, "A porta do inferno", que estava cheia de gás natural como comprovaram os participantes da expedição que sobreviveram, então depois disso colocaram fogo no local que desde então arde.



Como disse anteriormente, a história não é confirmada oficialmente e tampouco existem dados para comprová-la. Mas, sendo verdadeira ou não, o que importa é que a caverna existe e é espetacular.



Bem pessoal é isso ai ^^, existe diversos outros locais que são obras de arte pelo mundo, a natureza é perfeita. Então Jovens se vocês gostaram compartilha o post com os amigos, s inscreve na nossa página do face e também se cadastra ai no Blog , VLW e FLW !!



O Grande Ernest Hemingway

Um homem com uma historia de vida tão fantástica que se mistura com sua própria ficção... 

Ernest Miller Hemingway nasceu em 1899, em Oak Park, Illinois (EUA). Filho de um médico da zona rural, cresceu em contato com um ambiente pobre e rude, que conheceu ao acompanhar o trabalho do pai na região. Esse ambiente foi descrito em seu livro de contos In Our Time (1925).

Trabalhando como repórter, Hemingway alista-se no exército italiano em 1916 e é gravemente ferido na frente de batalha. Ao deixar o hospital, passa a trabalhar como correspondente em Paris. Em 1926, publica O Sol Também Se Levanta, livro que obteria um sucesso surpreendente.

Hemingway em 1918 apos se ferir numa explosão onde seu automóvel foi partido ao meiona Itália durante a Primeira Guerra Mundial  
Em 1929, publica Adeus às Armas, que descreve a experiência militar de seu autor na Itália. Vai para a Espanha, onde produz Morte à Tarde (1932), sobre as touradas; faz caçadas na África Central, que relata em As Verdes Colinas da África (1935); participa da Guerra Civil Espanhola e escreve Por Quem os Sinos Dobram (1940); de suas experiências como pescador em Cuba, surge O Velho e o Mar (1952), livro que lhe rendeu o Prêmio Pulitzer.

Livro O Velho e o Mar (1952)





Ganhador do Nobel de Literatura (1954), Hemingway suicidou-se em sua casa de Ketchum, em Idaho (EUA), em 1961.

Ao longo da vida do escritor, o tema suicídio aparece em escritos, cartas e conversas com muita frequência. Seu pai suicidou-se em 1929 por problemas de saúde e financeiros. Sua mãe, Grace, dona de casa e professora de canto e ópera, o atormentava com a sua personalidade dominadora. Ela enviou-lhe pelo correio a pistola com a qual o seu pai havia se matado . O escritor, atônito, não sabia se ela queria que ele repetisse o ato do pai ou que guardasse a arma como lembrança. Aos 61 anos e enfrentando problemas de hipertensão, diabetes, depressão e perda de memória, Hemingway decidiu-se pela primeira alternativa.


Hemingway em 1953
Todas as personagens deste escritor se defrontaram com o problema da "evidência trágica" do fim. Hemingway não pôde aceitá-la. A vida inteira jogou com a morte, até que, na manhã de 2 de julho de 1961, em Ketchum, Idaho, tomou um fuzil de caça e disparou contra si mesmo. Encontra-se sepultado em Ketchum Cemetery, Ketchum, Condado de Blaine, Idaho nos Estados Unidos.

Hemingway nos últimos dias.