quarta-feira, 9 de abril de 2014

BATMAN !! História e Curiosidades !



A metrópole grita por justiça, mas não o tipo de justiça que vem dos policiais e sim a que vem do homem que usa uma máscara. Embora considerado por muitos uma lenda urbana, fruto das superstições e mitos das ruas escuras da cidade. Bruce Wayne sabe que Batman é uma dura realidade, criada por suas próprias mãos. Vigiando as ruas do alto dos arranha-céus, de cima dos gárgulas e parapeitos, o cavaleiro das trevas é a última esperança de Gotham contra o mal....

Sim Jovens, desta vez é hora de falarmos um pouco sobre o fodão do Homem-Morcego !! Batman é um dos meus ídolos e com certeza meu super-herói preferido carregando em suas costas uma estrondosa legião de fãs pelo mundo todo. O cavaleiro das trevas foi criado em maio de 1939, tendo desde então várias HQs publicadas e desenhadas por diversos artistas, por isso existe uma polêmica em relação a autoria do Homem-Morcego. O desenhista oficialmente creditado como o criador do Super-herói se chama Bob Kane. Fã da cultura vampiresca, especialmente das histórias ligadas ao personagem conhecido como Drácula, Kane imaginou um herói baseado no mesmo, com roupas negras. Porém é amplamente aceito que o escritor Bill Finger foi tão decisivo na formação de pontos chaves do mito, que muitos o consideram um co-criador, foi Finger que deu ao personagem o formato que o consagrou. Ainda concorrem com Kane e Finger, o desenhista Frank Foster II, artista ligado a indústria de publicações de Nova Iorque na década de 1930, uma vez que ele apresentou publicamente desenhos de um personagem chamado Batman, esteticamente muito similar ao personagem em discussão. Tais desenhos, anteriores a 1939, foram considerados autênticos pela DC Comics.

Mais vamos agora falar um pouco a respeito da história do nosso herói, embora creio eu que todos vocês conheçam essa história vale a pena retratá-la aqui.

HISTÓRIA DO BATMAN


Dois momentos terríveis mudaram a vida de Bruce Wayne para sempre... 
O primeiro aconteceu quando ele tinha 6 anos e vagava pelos vasto terreno de sua mansão, lá acabou caindo em uma profunda caverna repleta de morcegos. Cercado pelas criaturas, o menino passou por intermináveis momentos de pavor. Embora seu pai o tenha resgatado, o pequeno Bruce jamais sentiu-se completamente seguro em seu mundo novamente.
O segundo veio dois anos depois, em um beco atrás do cinema onde os Wayne haviam acabado de assistir "A marca do Zorro". Naquele lugar, diante dos inocentes olhos de Bruce, um assaltante disparou à sangue frio contra Thomas e Martha Wayne, para em seguida desaparecer na escuridão.... A chegada da polícia foi tardia demais e ninguém pôde salvar as vítimas. Com o passar do tempo o ódio de Bruce crescia e o ardente desejo de vingança de punir todos os criminosos nunca foi apagado, fato que o levou a fazer um derradeiro juramento diante do túmulo de seus pais. Naquela noite, Bruce jurou que nenhum inocente iria mais sofrer a dor que ele estava sentindo.
De tal forma, Bruce cresceu seguindo um rigoroso treinamento, com o propósito de atingir a perfeição física e mental. Aos 18 anos ele começou a usar sua fortuna para viajar ao redor do mundo em busca de todos aqueles que pudessem ensiná-lo a combater o crime efetivamente. Então anos depois Bruce retornou à Gotham City e começou sua guerra contra o crime. Logo ele percebeu que precisava de um disfarce, algo que pudesse destacá-lo diante dos bandidos, levando pavor à seus corações.
Em uma noite, sentado diante das sombras no estúdio da Mansão Wayne, Bruce relembrava os terríveis momentos das mortes de seus pais. Subitamente, em um assustador raio de escuridão, a janela foi feita em pedaços por um grande morcego negro. Naquele momento, seu destino estava determinado. Assim nascia o cavaleiro das trevas, BATMAN!

HABILIDADES E RECURSOS


Batman não é dotado de super poderes apelões como a maioria dos super-heróis, mas ainda assim são poucos que conseguem ser tão foda como o Batman. 
O Homem-Morcego tem a perícia de um atleta completo. Habilidoso em todas as formas de combate corpo-a-corpo ou com armas e ainda o maior detetive do mundo: mestre em fugas, disfarces e explosivos, inventor, cientista, acrobata, piloto. É especialista em ocultar-se, entra e sai de lugares sem ser notado.Por ser humano Batman é vulnerável as armas de fogo, mesmo com sua armadura a prova de balas, que não resiste ao tiro direto, sendo assim Batman (que só aparece a noite) utiliza as técnicas que aprendeu durante o treinamento na Liga das Sombras,que consiste em usar as sombras e lugares escuros,como as armações de madeira de um casarão, de baixo do chão das docas no canto escuro de uma casa, no teto de um corredor usando luvas com gancho,e várias outras opções que cada situação oferece, para se ocultar silenciosamente e derrubar um por um dos inimigos armados,pois consegue migrar de um desses esconderijos para qualquer outro sem que seus inimigos percebam; tais inimigos armados (capangas, na maioria das vezes) por não saber onde o herói esta, ficam extremamente vulneráveis a ataques surpresa.
Ao perceber que seus aliados estão sumindo, os inimigos armados ficam com medo e desconcentrados, aproveitando esse medo Batman utiliza seus batarangues (ou bat-rangues, que são lâminas de arremesso) para fazer barulho assustando os inimigos para que eles gastem balas por nada, também pode usar esses para desarmar inimigos e para derruba-los a distancia, ou plana sobre os assustados para que eles gastem bala na sua enorme sombra. Quando a escuridão é ameaçada por lampadas Batman aciona um dispositivo em seu cinto parecido com um interruptor que emite um pulso eletromagnético que queima as lampadas. Sabe interrogar ou intimidar um suspeito tudo isso para armar estratégias de stealth. É inteligente e capaz de criar armas e transportes avançados, além de estar sempre à frente de seus adversários prevendo quase todas as situações. 
O cinto de utilidades contém ampla gama de dispositivos, tais como lasers, cápsulas de gás, e batrangs bem afiados, bombas de gás, e bat-corda que aguenta mais de 150 kg. Pois é Jovens, o Batman sempre tem uma solução para tudo, o seu poder na verdade é, ele sempre tem razão !!
Batman é considerado um dos mais fortes não-meta-humanos de toda face da terra, podendo derrotar seres muito mais poderosos que ele próprio com uma combinação de inteligência, raciocínio rápido e habilidades que desenvolveu através de árduo treinamento. Os roteiristas são quase unânimes em justificar esse perfeccionismo, genialidade nos atos, raciocínio e planejamento do personagem devido a sua extremada obstinação como vigilante, a qual, muitas vezes, chega a ser retratada como um desequilíbrio mental, igual ao que aflige seus inimigos do Asilo Arkham. Há de se convir, que as vezes, a justificação dessas capacidades ultrapassa a barreira da lógica, criando situações extremamente irreais, como a de resistir aos Raios ômega de Darkseid.

ALGUMAS CURIOSIDADES


E aqui vai alguns fatos e curiosidades acerca do nosso herói que talvez você não conheça, olha ai :

A cidade de Gotham quase existiu...
Na década de 60, Joseph F. Lewis, um advogado ricaço de Sunnyvale, cidade localizada no Vale do Silício, Califórnia, quase convenceu  coselho municipal a rebatizar a cidde como Gotham City. Lewis era o proprietário de uma casa noturna temática chamada Mansão Wayne, com dreito a dançarinas vestidas de Batgirl e Catwoman, além da decoração caracterizada Lewis acreditava que o novo nome ajudaria a revitalizar o centro da cidade.

O Asilo Arkham foi baseado em um lugar real...
O Asilo é a morada final para todo vilão considerado insano que foi encarcerado por Batman, ou ao menos é o que se esperava. O local é o tipo de construção que só poderia existir no universo dos quadrinhos, porém, um fato que poucos sabem é que ele foi baseado em um lugar real... Sim Jovens, baseado no Hospital Estadual de Danvers. Uma construção do século passado que também serviu de inspiração para H.P. Lovecraft criar o Arkham Sanitarium, e este por sua vez foi a inspiração que Dennis O'Neil utilizou para construir o asilo do universo do Batman.

A criação do Batman...
O personagem tem influências de filmes e outros personagens clássicos como A Marca do Zorro, The Bat Whispers e da literatura como The Shadow e Sherlock Holmes.

Porque a influência de um morcego ?..
Bob Kane o criador do Batman, uma vez viu um desenho de Leonardo da Vinci chamado de Ali volante (planador em italiano) fiou fascinado pela obra e achou que ela lembrava muito um morcego, daí surgiu a ideia de atribuir a figura do morcego ao personagem. O fato de Kane ter sido fã do Zorro na infância também ajudou na formação do personagem, lembrava que o mascarado saia de uma caverna em cima de um cavalo preto, logo depois ele adaptou isso ao batmóvel e a batcaverna.

Batman já foi um assassino...
Nas primeiras histórias em quadrinhos do Batman ele era uma espécie de detetive, e também não seguia um código de ética sobre não matar, no começo ele utilizava até mesmo armas de fogo e matava vários bandidos sem remorso.

O surgimento do Robin...
A criação do ersonagem Robin foi ideia do Co-Criador do super-herói Bill Finger, criou Robin com o intuito de deixar mais Light o universo do Batman que até então era muito Dark, sombrio. Desta forma atingiria um público maior, Robin serviu como uma espécie de porta voz dos pensamentos do Batman.

Alterações nas primeiras HQs brasileiras...
Nas primeiras histórias publicadas no Brasil, em 1940, Batman era conhecido como "Morcego Negro" e sua identidade secreta era Bruno Miller, e não Bruce Wayne. Até mesmo o nome da cidade sofreu alterações na versão brasileira, de Gotham City virou "Riacho Doce".

Sobre altura do Batman...
De acordo com a "DC Comics", Batman tem 1,89 metros de altura e pesa 99,7 quilos. O interessante vem agora, o ator Adam West responsável pelo Batman do seriado nos anos 60 e o ator Christian Bale do filme Batman Begins, pesavam esse exato peso quando viveram o papel do personagem.

Adam West demonstra que realmente era fã do Batman...
Foram muitos anos de trabalho na pelo do Homem Morcego que marcaram a vida de Adam West. Segundo o site IMBD, quando as gravações da série foram terminadas, Adam resolveu imortalizar a experiência tatuando em seu dente o símbolo do Batman.

Fortuna do Bruce...
Bruce Wayne já teve sua fortuna medida pela revista Forbes. De acordo com a publicação, o bichinho do Batman possuía apenas míseros 6,8 Bilhões de dólares, ou 13,7 BILHÕOES de reais no banco.

Batman VS Superman...
Você provavelmente já tentou imaginar se o Batman poderia matar o Superman, bem provavelmente com a ajuda da kriptonita. Mas o que poucos sabem é que o próprio Super Homem foi quem deu ao Batman a principal arma que poderia matá-lo, um anel de Kriptonita. No caso, foi uma medida de segurança caso o Homem de Aço se tornasse um vilão futuramente. Essa história ocorreu na série de quadrinhos "Superman & Batman", a mesma HQ que conta que o pai de Batman foi quem convenceu o pai de Superman a enviá-lo para a Terra.

Romances do Homem Morcego...
Batman é um herói conhecido pelo seu contato a solidão e mistério, entretanto Bruce Wayne já teve vários romances, entre eles com a mulher-gato, Vicky Vale, Sandra Asplin, Rachel Caspian, Jezebel Jet e um mais sério com a filha de Ra's Al Ghul, Talia Al Ghul com quem chegou a ter um filho, que se torna futuramente mais um Robin.

Vilões do Batman...
Quem conhece apenas os filmes do Batman provavelmente só se recorda dos vilões clássicos como Coringa, Mulher Gato, Pinguim, Charada, etc. Porém fora do universo dos filmes existe dezenas de outros criminosos tão cruéis quanto. A maioria esquisitões, um dos exemplos mais doentios é o vilão chamado "Chapeleiro Maluco", o vilão é uma alusão ao personagem clássico de Alice no País das Maravilhas, e seus crimes envolvem o sequestros de meninas para faze-las se passaram por Alice em uma versão mais sádica e poder abusar delas.. É um nojento esse cara.

Nome verdadeiro do Coringa...
O nome verdadeiro do Coringa infelizmente não é conhecido nos quadrinhos, pouco se sabe também a respeito do passado do personagem, provavelmente coringa foi alvo de alguma tragédia grave quando pequeno assim como Batman, na HQ a "Piada Mortal" Coringa é quem mais se destaca e a história procura explorar um pouco mais sobre o passado do personagem.

Coringa psicótico...
Em todo universo da DC Comics Coringa é um dos vilões que mais matou, Na graphic novel Joker: The Devi Advocate é citado que ele já chegou a matar mais de 2000 pessoa.

Realidade alternada....
Na revista Flashpoint, ao invés do bandido Joe Chill matar os pais de Bruce, ele acaba matando o próprio Bruce mudando tudo sobre aquilo que conhecemos a respeito da histório do Homem Morcego. Nessa história o pai de Bruce, Thomas, não aguenta a dor e pelo remorso ao decorrer do tempo ele que se torna o Batman dessa realidade. Já sua mãe, Martha, sofre um colapso mental e se torna uma versão de Coringa, rasgando a boca em ambos os lados para criar um sorriso macabro.

A criação do Coringa...
Se você não sabia o Coringa foi inspirado em um ator, chamado Conrad Veidt, mas a inspiração de Bob Kaine pra definir o visual veio do filme mudo de 1928 chamado The Man Who Laughs (O Homem que Ri), onde o ator interpretava o personagem Gynplaine. O visual do personagem era pertubador, justamento como o Coringa idealizado por Bill Finger, tinha que ser. Quando o nosso querido Palhaço do Crime fez sua estreia em 1940, a sua semelhança com o personagem do filme era inacreditável.

Semelhança entre Gwynplaine e coringa !


BATMAN E CORINGA


Quantas vidas você prejudicou, quantas famílias arruinou por deixar o Coringa vivo...? 
E por que? Por causa de seu dever? Seu senso de justiça? 
- Jason Todd

Você já pensou no motivo do porque Batman não mata Coringa ?? Ok ele é um super-herói e tal e não pode matar, mais todos sabemos que não adianta prender Coringa, ele sempre escapa e mata um monte de gente, Coringa já causou inúmeras mortes brutais. Surrou um dos Robins até a morte e torturou a filha do Comissário Gordon até que desse o último suspiro e depois ainda mostrou as fotos da mulher nua e acabada para o policial; e isso só para não mencionar as inúmeras mortes de cidadãos comuns de Gotham. Então porque não elimina-lo de uma vez ??


Coringa é a imagem de Bruce se ele tivesse se corrompido, quando o jovem Bruce presenciou a morte de seus pais foi onde a figura do Batman começou a surgir no seu interior. "Afinal, basta um dia ruim para uma pessoa ficar louca. A única diferença entre Batman e Coringa é apenas um dia ruim". (A Piada Mortal)

É bem evidente que Batman e Coringa são personalidades diferentes que se completam, sem um o outro não existiria. No filme The Dark Knight, Coringa fala para Batman: "Você me completa, Você é um defensor da Justiça, um homem que segue as regras. Eu sou o oposto, sou um agente do caos!"

Por isso Jovens que eles não se matam, é como se vivessem um em função do outro, algumas pessoas chegam até mesmo em acreditar que Batman e Coringa seriam a mesma pessoa, existe uma HQ chamada "A história de Batman: 2 faces", uma história baseada no livro O Médico e o Monstro, e se passa em 1886, na Ingalterra. Nessa versão o rico Bruce Wayne cria uma poção para ajudar Harvey Dent que ficou louco e se tornou o vilão duas caras, mas antes Bruce decide testar em si mesmo a porção. Ele fica mais forte, rápido e inteligente, um senso maior de coragem e acaba se tornando o Batman. Ele acaba destruindo o seu antigo amigo Harvey, mas descobre que um serial killer estar a solta nas ruas, atando prostitutas e as mutilando para colocar um sorriso macabro em suas faces. Juto a Selina Kyle (a mulher gato) ele decide caçar o criminoso conhecido como Coringa, mas tudo da errado. Depois do palhaço aleijar Seline, Batman então acaba descobrindo, que ele é na verdade o Coringa, que existia sem ele ter consciência disso devido aos efeitos da poção que tomava.

Mas claro jovens essa história como eu disse é baseada no livro O médico e o Monstro, é uma história a parte. Mas a pergunta a que a ser questionada é o porque de Batman não matar Coringa certo, na verdade, em algumas obras já feitas do homem morcego Batman mata coringa, inclusive no caso da clássica HQ "A Piada Mortal", recomendo que leiam, e também na animação áudio-visual "Batman o cavaleiro das trevas parte 1 e a parte 2" é a melhor animação que eu já assistir a respeito do Batman, é muito foda, além de retratar o último conflito entre Batman e Coringa, também temos o prazer de ver uma luta entre o morcegão e o Homem de aço !! Muito show.


"Ou Você Morre Herói, Ou Vive o bastante para se tornar Vilão.."
" BATMAN "


Então é isso ai galera, se você gostou do post divulga ai que seria de grande ajuda, se inscreve lá na nossa página do face e se cadastra no blog para se tornar um membro, VLW e FLW !!




Parapsicologia - O Efeito Ganzfield


Parapsicologia, vem do grego "para" [além de], "psique" [alma, espírito, mente, essência] e "logos" [estudo, ciência, essência cósmica] e sugere o significado etimológico de tudo que está "além da psique", "além da psicologia" ou mais especificamente, o que está além e, portanto inclui a psique e a psicologia. Neste sentido, podemos dizer que a Parapsicologia é uma Transpsicologia ou se correlaciona diretamente com a Psicologia Transpessoal e outras áreas das investigações mais avançadas, como a Psicobiofísica, Psicotrônica, Projeciologia e afins.

Pode ser compreendida, a partir de um ponto de vista estrito senso, como o estudo de alegações paranormais e associados à experiência humana, ou seja, as interações sensoriais e motoras que aparentemente não são geradas por nenhum mecanismo ou agente físico conhecido. Esses fenômenos também são conhecidos como fenômenos paranormais ou fenômenos Psi. O termo "Parapsicologia", criado em 1889 pelo psicólogo Max Dessoir , foi adotado pelo Dr. Joseph Banks Rhine em 1930 como um substituto para os termos Metapsíquica e "Pesquisa Psíquica".

A Parapsicologia abrange a pesquisa de grande número de fenômenos paranormais, por exemplo: telepatia, retrocognição, precognição, clarividência, telecinese, experiência de quase-morte, projeção da consciência , reencarnação e mediunidade em geral.

Embora a Parapsicologia seja representada por cerca de 30 países e esteja integrada a muitas instituições de caráter científico consensualmente reconhecido, como a Associação Americana para o Avanço da Ciência e a Universidade de Virginia , a sua posição como um ramo da ciência ainda é contestada sendo que alguns cientistas, incluindo psicólogos, classificam-na como pseudociência, argumentando que a Parapsicologia continua suas investigações embora não tenha corroborado os resultados defendidos através do método científico, mesmo já decorridos mais de um século de pesquisas afins. O Nobel em Física Brian David Josephson e alguns outros defensores da Parapsicologia têm falado sobre "ataques irracionais à Parapsicologia" que decorrem das dificuldades de "colocar estes fenômenos em nosso sistema atual do universo".

O  O Efeito Ganzfield  parece ficção cientifica mas não é, isso entra nas curiosidades fantásticas deste nosso mundinho que não para de me surpreender, então fica a dica e tirem suas conclusões.



OS SEGREDOS DA MENTE HUMANA !!