terça-feira, 18 de março de 2014

Alguns livros estranhos de ontem e hoje !!


 Alguns livros simplesmente ultrapassam a barreira do normal, do ocasional. Apesar de por enquanto não sermos uma nação de muuuuitos leitores é perceptível que esse número vem aumentando para o bem de um povo mais racional. Então, a título de curiosidade, para quem se interessar, aqui vai uma lista de alguns livros de ontem e hoje que são bastante singulares digamos assim. Alguns causaram polêmicas, outros mortes e alguns simplesmente tornaram pessoas obcecadas por eles mesmos. Aqui vai:



 1984 não é um livro muito comum, ainda mais levando em conta a data em que foi escrito, que é o contrario do título: 48! George Orwell concebeu através de algum tipo de epifania, só pode ser, todo um sistema que em parte vivenciamos hoje, como o controle das massas através da televisão e da informação irrelevante. É UM LIVRO FABULOSO, ainda assim, estranho, quem já leu sabe. O programa televisivo big brother foi inspirado nesse livro, pois existe uma figura autoritária chamado de O grande irmão no livro que oprimia o povo através da alienação ( percebe a semelhança meu caro amigo?)





 Os 120 dias de Sodoma. O tal Marquês de Sade era algum tipo de doente na minha opinião. Muitos dizem que o livro é bem mais pesado que a sua adaptação cinematográfica e olha que ela é podre de horrível! O livro gerou polêmicas por causa de seu conteúdo, como torturas sexuais, escravização, sadismo, masoquismo, tudo levado ao extremo.




Minha Luta, um livro escrito pelo próprio Hitler. O livro, dizem, foi criado no intuito de levar as idéias nazistas a todos os quatro cantos do mundo e no livro, Hitler tentava defender essas idéias de maneira lógica, quase como se dissesse visar um bem maior com tudo aquilo. Sinistro. O livro se tornou bíblia de muitos neonazistas, e por incrível que pareça é hoje em dia um dos livros mais lidos por adolescentes ao redor do mundo.




O manuscrito Voynich é tido como o livro mais imcompreenssivel do mundo! Nele é apresentado não apenas uma língua até hoje inexistente como também imagens que até hoje não fazem sentido nenhum, pelo menos para a maioria. Já foram realizados estudos para se tentar entender a obra, mas não houve muito progresso.




O chamado de Cthulhu de H.P Lovecraft é não apenas uma obra prima da literatura do horror, como também, acredite se quiser, um livro de cabeceira de muita gente que de fato acreditava na entidade divina ou demoníaca, sei lá, chamado Cthulhu. Ao redor do mundo já foram feitos cultos em favor da criatura!




O Mundo de Sofia. Esse eu coloquei não por envolver polêmicas ou qualquer outra coisa mais grave. Simplesmente está aqui por causa de seu conteúdo um tanto estranho a primeira lida, mas ainda assim apaixonante. O mundo de Sofia é um livro deveras esquisito por conta de como sua estória é contada. O tema do livro é simples se comparado ao seu todo. Leia! Super recomendo.




Os sofrimentos do jovem Werther, escrito por Goethe, esse sim causou uma merda inacreditável! Muitos já leram hoje em dia e não morreram por causa disso, mas na época em que fora escrito acabou por fomentar idéias suicidas em muitos jovens, provavelmente por causa de todo o conteúdo mórbido sobre desilusões amorosas que livro carrega. Pois é, um monte de mela cueca acabou se suicidando após ler a obra. Ah o amor...



 Malleus Maleficarum, conhecido como o martelo das bruxas, foi responsável durante a idade média pela proliferação da existência das bruxas e que elas deveriam morrer. O livrinho só contribuiu e muuuuuuito para a existência da santa inquisição e levou várias mulheres inocentes para a fogueira...


 O oceano no fim do caminho é o livro mais recente que temos aqui. Escrito pelo grande Neil Gaiman, ele é uma viagem maluca tendo como base a própria infância do autor. Gaiman diz que para escreve-lo teve que se afastar de tudo e de todos desde seu início até seu fim. A obra é repleta de filosofias bastante intrincadas e talvez para entende-la por completo você tenha que ler mais de uma vez.



O codex Gigas, ou a bíblia do diabo. Esse pequeno livrinho é considerado o maior manuscrito medieval existente no mundo, escrito em um mosteiro beneditino. Muitas são as lendas em torno da obra, entre elas a de que o monge que a escreveu havia trocado sua alma pelo privilegio de produzir o maior livro do tempo medievalístico, pois o monge teria se rebelado contra as leis de sua ordem religiosa, e desesperado por estar perto da morte e saber que não conseguiria terminar o livro a tempo, invocou um demônio para que o terminasse... éee, mega estranho! O livro pode ser encontrado em um museo de algum lugar que não sei onde porque não pesquisei.^^

BEM, terminamos por enquanto. deixem suas opiniões e compartilhem! Abraços!

Um comentário: