domingo, 16 de março de 2014

Filme: Ela ( Her ), de Spike Jonze

O genial filme escrito, dirigido e produzido por Spike Jonze chamado "Her" se trata de uma história dramática e classificada como ficção científica. Em um mundo futurístico Theodore (Joaquin Phoenix) é um respeitável escritor de cartas em uma empresa, separado da esposa e vive solitário em sua casa mexendo na internet e jogando seu vídeo game (muito foda o vídeo game alias). Entretanto, em meio a sua vida monótona, ele compra um novo sistema operacional para o seu computador chamado Samantha (voz de Scarllet Johansson) que tem consciência e interage com ele como se fosse uma pessoa. Após um tempo começa a surgir sentimentos um pelo outro e eles começam a namorar independentes de suas diferenças extremas. O que eu achei do filme? Cara, ele é simplesmente fodástico e eu recomendo totalmente. Um filme que eu ficaria muito feliz se tivesse ganhado mais de um Oscar, mas infelizmente ganhou apenas no de melhor roteiro original.


Fotos de Theodore com Samantha:





Interessante: 
Hi, I'm here ( Oi, estou aqui )
Esta é a primeira fala de Samantha. O massa é que parece ser uma referência ao curta-metragem lançado por Spike Jonze em 2011 chamado: I'm here. Nela Jonze nos faz imergir em uma história onde a relação homem-maquina transcende a função instrumental, apresentando-nos a dois robôs que apaixonam e se nutrem de um sentimento tão forte que o ato de doar-se para o outro é feito sem pensar.



Filosofia Agressiva: Theodore é um cara que já foi muito feliz com sua esposa, mas após se separar dela ele começou a ter uma vida chata, trabalhando e tendo encontros frustados. Mas depois ele comprou um sistema operacional que se auto denominou Samantha, pela qual ele se apaixonou e voltou a ter uma vida feliz e divertida de novo. O que podemos ver claramente é a relação entre homem e tecnologia aumentando no decorrer do tempo, até mesmo de modo emocional, e as pessoas se tornando cada vez mais dependente. Assim nos mostrando que o ser humano e a maquina não são tão diferentes assim, mas pelo contrário, são bastante semelhantes. Entretanto, quem assistiu o filme vai perceber que apesar dessa semelhança, a maquina sempre será uma maquina e nada a mais.


Trailer do Filme.


Um comentário: