sábado, 22 de março de 2014

Livro: Prince of Thorns, de Mark Lawrence



Prince of Thorns é um livro escrito por Mark Lawrence e chegou aqui no Brasil com, não sei porque, o título em inglês. A obra foi publicada pela Darkside, que inclusive parabenizo a editora pelo seu extremo cuidado com as obras, Prince of Thorns é um exemplo desse grande cuidado e apreço, apresentando uma diagramação impecável, capa dura com belíssima arte, letras da capa em alto relevo e uma estruturação de capitulo a capitulo muito bonita e condizente com o conteúdo da obra.

        Prince of Thorns nos apresenta a estória de Jorg, o príncipe dos espinhos, chamado assim por conta de um acontecimento sofrível ocorrido com o mesmo e com sua mãe e irmão. Jorg, um personagem vingativo, vai ao reino de seu pai conquistar o trono com a ajuda de um grupo de mercenários que conhece desde pequeno, no entanto, problemas aparecem, feridas antigas são expostas e um personagem que estaria por trás dos passos de Jorg é revelado!

FILOSOFIA AGRESSIVA: "Você só pode vencer o jogo quando entende que se trata de um jogo." Essa é a melhor definição que podemos tirar de Prince of Thorns a respeito de tudo nada vida. Cada dia que passa é só mais uma fase do jogo e para vencer vale tudo, pois apenas os vencedores contemplam as recompensas que a vida pode oferecer. Em termo de filosofia, A obra é uma porrada no saco, vai te assustar e por vezes lhe provocar estranhamento, pois os conceitos do personagem principal/obra são no minimo pessimistas. A felicidade é regalia para poucos. Vidas nascem e desaparecem sem motivo aparente. A morte é companheira de todos os homens.
Jorg, nosso personagem principal, é um garoto perturbado por conta da morte de sua mãe e irmão mais novo, cujos quais amava intensamente. Jorg durante seus catorze anos é um mercenário rebelde que culpa seu pai pela morte daqueles que amava, pois nada fez para protege-los. Vemos que apesar de Jorg aparentar aos outros ser alguém frio e calculista, o que de certa forma ele é, ele é também um poço de sentimentos fragmentados e destruídos por seus traumas. A imagem da mãe e do irmão constantemente lhe vem a cabeça. Durante a trama vemos que Jorg procura não se apegar tanto as pessoas, talvez por receio de sofrer novamente. Jorg é um garoto que contemplou a maldade do mundo muito cedo e para responder a essa maldade ele utiliza fogo contra fogo. Esse é o primeiro livro de uma trilogia e ainda é cedo para saber o que acontecera com os conflitos internos de Jorg, mas já podemos afirmar que ao decorrer do primeiro livro, involuntariamente, Jorg encontra pessoas das quais começa a gostar e isso para ele é um problema, pois lhe cega para com seus objetivos, veremos como ele lidará com isso na próxima obra...


“Memórias são coisas perigosas. Você pode revirá-las sem parar, até conhecer cada cantinho delas, mas ainda assim acaba encontrando uma aresta e se cortando.” (Jorg)

Por muitíssimo tempo, não estudei nada além de vingança. Construí minha primeira câmara de torturas nos recantos escuros da imaginação. Deitado sobre lençóis de sangue na Sala de Cura, descobri portas dentro de minha cabeça que eu não havia encontrado antes. portas que até mesmo uma criança de nove anos sabe que não devem ser abertas. Portas que nunca se fecharam novamente. Eu escancarei essas portas“ (Jorg)

Mark nos apresentou um universo muito realista e fantastico ao mesmo tempo, com personagens as vezes um pouco esquecidos ao decorrer da trama, mas que na minha opinião não prejudica a obra como um todo. É um autor promissor e que vale a pena ficar de olho.



                            É isso ae galera, se gostou compartilha e comenta fera! Abraços.

Um comentário: