quinta-feira, 13 de março de 2014

Mito da caverna


  Iaew, você já ouviu falar sobre o mito da caverna? Pois é sobre isso que eu vou falar... ^^

 O MITO DA CAVERNA, também conhecido como alegoria da caverna, é considerado uma das "parábolas" mais importante da filosofia. Criado por Platão no livro REPUBLICA, o mito tinha como objetivo mostrar que temos uma visão distorcida da realidade. Mas antes de eu explicar melhor, irei falar como é, mais ou menos, o mito da caverna.

Platão

  • O MITO:
 Existe algumas pessoas, prisioneiros, que nasceram e vivem acorrentados em uma caverna, forçadas a olhar sempre para a parede iluminada pela fogueira atrás deles. Na parede são projetadas sombra de pessoas, animais, objetos e etc. As pessoas ficam analisando, julgando e nomeando as imagens ilustradas na parede, ou seja, aquilo era a realidade, a vida para eles.
 Então em certo dia, um deles consegue se libertar e resolve explorar as outras coisas. Ao sair da caverna, inicialmente ele ficou ofuscado com a luz do sol, mas depois ele consegue olhar o mundo fora da caverna, a verdadeira realidade que nunca tinha contemplado antes, percebendo que tudo o que vivera era uma mentira. Vendo isso, voltou para a caverna com o objetivo de contar todo seu conhecimento adquirido para seus colegas. Entretanto, ao contar toda a sua experiencia no exterior da caverna os prisioneiros o ridicularizou, chamou de louco e o matou.

Saída da caverna

 É meu amigo, bem foda né? mas melhor ainda é o simbolismo por trás de tudo!

 Os prisioneiros representa nós, a sociedade, que enxergamos e acreditamos apenas em imagens passada pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo que nos priva da realidade. Aquele que sai da caverna e acha a verdadeira vida, a realidade, é o filosofo. A luz do sol que ajuda a enxergar a realidade é a filosofia.
 Então fuja dos pensamentos pregados pelo mundo e busque a sabedoria, a verdade, e saia da maldita caverna!

Ilustração da alegoria da caverna

 Eu também queria mostrar um quadrinho de piteco chamado AS SOMBRAS DA VIDA, que é totalmente expirado na alegoria da caverna de Platão.

                                                   (Para visualizar melhor clique na imagem)



Se quiserem, e eu recomendo, ler completo o mito da caverna, veja aqui:  file:///C:/Users/POSITIVO/Documents/platao_o_mito_da_caverna.pdf

Um comentário:

  1. A sociedade muda muito ao passar do tempo, vemos de fato estas mudanças que nela ocorre, e eu fico a me perguntar, até onde iremos parar com tantas coisas que criam ao nosso redor? Pois é, se agora já está dessa forma, pessoas deixando de viver, para contemplar coisinhas pequenas, como, deixar sua sabedoria de lado, para estar ocupando suas mentes, com coisas medíocres, até aonde isso irá parar não é? Só espero de verdade que ainda haja alguma esperança nessa humanidade.

    ResponderExcluir