segunda-feira, 26 de maio de 2014

6º Yeeah Science! ( Alfred Nobel )

 Iaewww galera, tudo bom? no Yeeah Science, de hoje, eu vou falar um pouco de um cara que eu admiro muito, chamado Alfred Nobel, o cientista mais explosivo da história( sacaram? kkkk se não, então leia sobre ele abaixo que vocês vão entender. kkkkkk essa foi muito boa! kk :P ) e que deixou sua marca até os dias atuais. Confiram aew... ^^

















 Alfred Bernhard Nobel nasceu em Estocolmo no dia 21 de outubro de 1833. Filho de Immanuel Nobel, um engenheiro civil e inventor, e Andrietta Ahlsell, uma sueca.
 Entretanto, foi em Petersburgo que Alfred, juntamente com seus irmãos, começou a estudar. Alfred tinha bastante interesse na área de literatura e química. Então seu pai lhe enviou para outros países com o intuito de ganhar experiência no campo da engenharia química. Em Paris conheceu Ascanio Sobrero, um jovem químico italiano, que para a surpresa de Nobel, tinha inventado uma substância química explosiva e instável, através da nitração da glicerina, chamada nitroglicerina.



















Ascanio Sobrero e a nitroglicerina

 Encantado com o poder da nitroglicerina, Nobel foi trabalhar na empresa do seu pai com seus irmãos em 1852. Estudou e fez várias experiências para deixar a substância mais segura e assim poder lucrar com sua venda. Mas não conseguiu e ainda um dos seus irmãos morreu em um acidente, ocorrido pela nitroglicerina que reagiu e explodiu o laboratório.


 Entretanto, Alfred não desistiu e mudou para uma área mais isolada para continuar as experiências, mas agora com o intuito de criar explosivos com a nitroglicerina. Porém para fazer isso, precisava transforma-la em um produto mais manipulável, juntando com outros compostos, tornando-a em uma pasta moldável, que posteriormente foi chamada de dinamite.
 A dinamite rapidamente se espalhou e ficou conhecida pelo mundo todo, o que trouxe um lucro gigantesco para Nobel.
 Alfred, apesar de toda a sua riqueza, continuou a se dedicar em seus laboratórios, fazendo experimentos, saindo poucas vezes. E com isso ele chegou a fazer outras invenções, não necessariamente com a nitroglicerina ou dinamite, como por exemplo a borracha sintética.

 Com todo o seu tempo dedicado ao trabalho, Alfred não tinha muita relações sociais, apenas uma amiga chamada Bertha Kinsky. Que compartilhava suas ideologias e ideais pacifistas para com Alfred, lhe influenciando bastante.
Bertha Kinsky e Alfred Nobel

 Em 10 de dezembro de 1896, o grandioso Alfred Nobel morreu( infelizmente :'/ ) de hemorragia cerebral em sua casa em Sanremo, que se localiza na Itália. No seu testamento havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade. Em 1900 foi criada a Fundação Nobel e até hoje se perdura, sendo um dos maiores prêmio mundial e mais desejado, atribuindo cinco prêmios em diferentes áreas como: Química, física, medicina, literatura e paz mundial. E em 1969 criou-se o prêmio de ciências econômicas em homenagem a Alfred Nobel.
Os vencedores do Nobel costumam ser anunciados no mês de outubro. Cada categoria num dia diferente. Já a entrega ocorre no dia 10 de dezembro, data de aniversário de seu criador. O da Paz é concedido em Oslo, pelo rei da Noruega, e os demais em Estocolmo, pelo rei da Suécia. A premiação do Nobel teve seu valor fixado no ano passado em oito milhões de coroas suecas (1,260 milhão de dólares). O vencedor é agraciado também com uma medalha nobel completamente de ouro e um diploma. O prêmio é entregue anualmente. O valor em dinheiro, porém, não foi assim substancioso desde o início da premiação. Na edição inaugural, em 1901, a quantia corresponderia a cerca da metade do que é hoje. Para o idealizador do prêmio, dar aos vencedores, além de reconhecimento, dinheiro, seria uma forma de ajudá-los a dar continuidade a suas atividades com independência.


Algumas curiosidades:


1- A criação dos Prêmios Nobel ocorreu por um acaso. Quando faleceu o irmão de Nobel, um jornal publicou um longo obituário de Alfred Nobel, por engano, acreditando que fora ele a falecer. Assim, Nobel teve uma oportunidade concedida a poucas pessoas: ler seu próprio obituário ainda em vida. Aquilo que ele leu o horrorizou: o jornal o descreveu como um homem que tornara possível matar mais pessoas, mais rapidamente, que qualquer outro que jamais tinha vivido.
 Naquele momento, Nobel percebeu duas coisas: que ele seria lembrado daquela maneira, e que não era assim que ele desejava ser lembrado. Pouco depois, ele estabeleceu os prêmios. Hoje, devido ao que ele fez, todos estão familiarizados com o Prêmio Nobel, ao passo que relativamente poucos sabem como ele construiu sua fortuna.

2- Nobel nunca criou um prêmio de Economia. O que se conhece por Nobel de Economia é na verdade o Prêmio do Banco Central da Suécia de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, que nada tem a ver com a Fundação Nobel. 

3- Nenhuma família recebeu mais prêmios Nobel do que a família da cientista Marie Curie: três no total. Ela mesma, com a descoberta dos elementos radioativo polônio e rádio, é a única mulher até hoje a ter recebido dois prêmios, um de Física, em 1903 - dividido com seu colega pesquisador (e marido) Pierre Curie -, e um em Química, em 1911. A filha do casal, Irène Joliot-Curie, seguiu os passos dos pais, sintetizando novos elementos radioativos, e ganhou o Nobel de Química em 1935 ao lado do marido Frédéric Joliot-Curie.

4- Entre 1937 e 1948, Gandhi recebeu 12 indicações à láurea. Mas o indiano não recebeu o prêmio provavelmente por destoar muito dos padrões anteriores de premiados: apesar de ter se formado em Direito em Oxford, na Inglaterra, ele não era europeu, nem americano, nem um político de carreira, nem pertencia a alguma organização oficial.
 Sabe-se que, em 1948, o comitê do Nobel considerou dar a Gandhi um prêmio póstumo. A decisão final, no entanto, foi a de não conceder o prêmio a ninguém naquele ano. Muitos acreditam que foi uma forma de deixar o lugar que seria de Gandhi respeitosamente desocupado.

...

Para vocês, gênios contemporâneos, vou deixar um documentário abaixo sobre o fodástico Alfred Nobel que falamos hoje. Então pega o todinho, pega o biscoito e aproveite...



 Espero que tenham aprendido e gostado( e entendido a piada que eu fiz inicialmente kkkk ), deixem suas críticas e opiniões nos comentários, curtam a nossa fan page, nos sigam no twitter, se torne um membro do nosso blog e compartilhem com a galera aew. Flw meu povo, fuiiii... ^^


Yeeah Science... Bitch!!

0 comentários:

Postar um comentário