quarta-feira, 2 de julho de 2014

Contato (Deus x Ciência) por Carl Sagan


Olá meus caros amigos fãs ou não de ficção cientifica, venho para falar de uma das maiores surpresas cinematográficas da minha vida, um dos maiores filmes que eu já tive a honra de assistir, na minha humilde opinião o melhor filme de Ficção Cientifica que eu já vi, um roteiro inacreditável baseado no livro Contato de Carl Sagan, um dos romances mais geniais sobre o gênero ficção cientifica, quando assisti esse filme fiquei em êxtase pois nunca na minha vida tinha visto uma abordagem tão realista de um assunto irreal.Mas venho lhes dizer que um filme que se propõe a abordar um fato tão inerente e perturbador da Ciência humana como a existência de vida alem deste pequeno planeta azul ao qual nos vivemos tem por obrigação abordar a ciência como principal e unica ferramenta de busca pela verdade. 
Só que este maravilhoso filme abordar de maneira magistral esse assunto de dois pontos de vista muito conflitantes a Ciência com o seu lado cético das coisas sempre abordando a razão, e Deus com sua crença e fé que os homens tem, mas no fim das contas ambos buscam a mesma coisa, a verdade...
Minha surpresa maior ao ver este filme é que a cada dia eu me surpreendo mais com o cinema e suas sur-presas que ele proporciona com verdeiras obras de arte que a maioria das pessoas não conhecem Contato é o maioe exemplo disto me sinto realizado por ter visto esse filme,essa história que na minha opinião todo ser humano deveria conhecer e depois pensar e refletir sobre uma frase que o grande mestre Carl Sagan sempre dizia...

"Se pergunte se estamos sós, se sim, estamos preparados para aceitar que não estamos sozinhos no Universo."

Contato (1997)

Contact é uma, adaptação do romance de mesmo nome escrito por Carl Sagan e dirigido por Robert Zemeckis. Tanto Sagan quanto sua esposa Ann Druyan escreveram o contorno para uma adaptação cinematográfica de Contact.

Jodie Foster interpreta a protagonista do filme, a Dra. Eleanor "Ellie" Arroway, uma cientista da SETI que encontra fortes evidências da existência de vida extraterrestre e é escolhida para realizar o primeiro contato. O filme também é estrelado por Matthew McConaughey, James Woods, Tom Skerritt, William Fichtner, John Hurt, David Morse e Angela Bassett.

Sagan e Druyan começaram a trabalhar no filme em 1979. Juntos, eles escreveram um tratamento de mais de 100 páginas e o venderam para a Warner Bros. realizar Contact, com Peter Guber e Lynda Obst sendo os produtores. Quando a produção entrou em um "inferno de produção", Sagan publicou Contact como um livro em 1985, e a adaptação cinematográfica foi rejuvenecida em 1989. Roland Joffé e George Miller planejavam dirigir o filme, porém Joffé saiu do projeto em 1993 e Miller foi demitido pela Warner em 1995. Zemeckis foi eventualmente contratado para dirigir, e as filmagens de Contact ocorreram entre setembro de 1996 e fevereiro de 1997. A maioria dos efeitos especiais foi criada pela Sony Pictures Imageworks.

O filme foi lançado em 11 de julho de 1997 para resenhas mistas. Contact arrecadou pouco mais de US$ 171 milhões na bilheteria mundial. O filme venceu o Hugo Award de Melhor Apresentação Dramática e recebeu múltiplos prêmios e indicações no Saturn Awards. O lançamento de Contact foi divulgado por controvérsias vindas da administração Clinton e da CNN, como também processos individuais vindos de Miller e Francis Ford Coppola.


Sinopse

O filme conta a história de uma cientista do SETI e sua incessante busca por contato com alguma civilização extraterrestre. Eleanor Arroway (Ellie) é uma radioastrônoma que consegue, depois de muita dedicação pessoal e anos de luta, descobrir um sinal extraterrestre transmitido a partir da estrela Vega. Este sinal contém um conjunto de informações entre as quais se destacam a primeira grande transmissão televisiva realizada na Terra (dos Jogos Olímpicos de Berlim, na qual Hitler aparece) assim como instruções para construção de uma máquina de transporte espacial. Depois de alguns anos, a máquina é construída e Ellie, apesar de todo o mérito que possa ter pela descoberta, deve lutar contra mais adversidades para que possa ser escolhida para realizar a viagem. O filme mostra em muitos momentos as divergências de pensamentos existentes entre a religião e a ciência e como elas influem na vida de Ellie e no processo de construção da máquina. No final do filme, Ellie tem ainda que provar perante todos que realmente realizou a viagem. A adaptação do livro foi relativamente fiel, no entanto os finais são relativamente diferentes.

Ellie, a primeira tripulante da máquina, nunca pode comprovar que realizou tal viagem, que para ela durou cerca de 18 horas, mas para quem estava do lado de fora, menos de cinco segundos. No entanto, a prova científica concreta que permite afirmar que a sua viagem realmente aconteceu é fornecida no último minuto do filme.

  

Assista Aqui :  Contato (1997)


Oficial Trailer 


Assistam esse filme, que vocês nunca irão se arrepender será uma das melhores experiências de suas vidas, na minha opinião todo ser humano tem que ver este filme ou ler o livro para entender o qual o limite entre a ficção e a provável realidade... 

Obs: esse post foi feito para um amigo que como eu também é apaixonado por astronomia e Ciência e como eu vê no grande Carl Sagan um herói da ciência tanto injustiçado mas nunca esquecido....
Olha aew Arthur. 

Um comentário: