quinta-feira, 17 de abril de 2014

Animais Sonham !? Mito ou Verdade.

Você alguma vez já percebeu que seu cachorro ou gato se mexe enquanto dorme, ou emite sons durante o sono ? Pois saiba que o bichinho pode estar sonhando.

Todos os mamíferos precisam repousar para descansar e recompor suas energias, e esse processo se dar através do sono, mas a questão é, até mesmo animais seres irracionais podem sonhar ? Vamos ver então...

O objetivo dos sonhos ainda é um mistério para os cientistas até hoje, sendo que a teoria de que os sonhos simulam regiões do cérebro associadas com memórias é a mais aceita. Eu já fiz uma postagem onde abordo um pouco a questão do sonho e a teoria feita por Freud, pai da psicanálise. 

Veja aqui a postagem :

O que mora no Subconsciente da mente humana !?


Lá eu afirmo que na obra Teoria dos Sonhos, Freud postula que o homem precisa dormir para descansar o corpo e principalmente, para sonhar: "o sonho é a realização dos desejos reprimidos quando o homem está consciente". Quando o homem dorme, a consciência "desliga-se" parcialmente para que o inconsciente entre em atividade, produzindo o sonho e assim os desejos reprimidos são realizados. Agora vamos ver quando se trata dos animais dormindo

Os animais sonham?? A resposta é SIM Jovens, segundo estudiosos da área, a presença do REM (rápido movimento dos olhos) estágio onde rolam os sonhos foi encontrado em vários mamíferos estudados como ratos, gatos, cães, macacos e elefantes, nas aves também mas, por outro lado, ainda não há registro de que isso ocorra com os répteis, talvez por serem animais de sangue frio. Mas qual é o conteúdo dos sonhos dos bichos? "É impossível formular hipóteses, mas acreditamos que esteja relacionado á memória de eventos vividos pelo animal", diz a psicobióloga Sílvia Helena Cardoso. Uma das descobertas mais recentes foi feita por cientistas do Centro de Memória e aprendizado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, nos Estados Unidos, ao monitorar a atividade cerebral de ratos acordados e dormindo, os pesquisadores viram que os roedores têm um padrão de sono semelhante ao nosso, com sonhos longos, complexos e até possíveis pesadelos!


"O sonho de um gato ou cachorro pode ser influenciado pelo ambiente em que ele convive. Se o animal vive em um ambiente barulhento e onde ele não recebe atenção, poderá dormir pouco, se tornando estressado e solitário", avisa a psicobióloga Silvia Helena Cardoso.


Isso mesmo pessoal, o sonho do animal pode ser influenciado pelo lugar. Por outro lado, os bichos que vivem em um ambiente tranquilo e recebem carinho e atenção tendem a ter o sono mais tranquilo. Portanto, a próxima vez que você ver seu cão dormindo e movendo a pata, saiba que ele está sonhando. Melhor não incomodar.

E é isso ai galera, curta nossa página no face e se cadastre no blog para virar um membro, se gostou do post compartilha com os amigos que é de grande ajuda pro Blog, VLW e FLW !!


0 comentários:

Postar um comentário